Suspeito de tráfico humano é baleado em troca de tiros com a Patrulha de Fronteira no Arizona
Homem tentou fugir de abordagem, disparou contra agentes e agora responde a acusações federais, segundo autoridades
Um homem procurado por envolvimento em um suposto esquema de tráfico de pessoas foi baleado durante uma troca de tiros com agentes da Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos, no sul do Arizona, informaram autoridades locais. Ele agora enfrenta acusações federais, incluindo agressão a um agente federal.
O confronto ocorreu na manhã de terça-feira em Arivaca, cidade localizada a cerca de 16 quilômetros da fronteira com o México, de acordo com o xerife do condado de Pima, Chris Nanos.
Segundo Nanos, agentes da Patrulha de Fronteira tentaram inicialmente abordar um veículo, mas os ocupantes fugiram. Mais tarde, um agente localizou o carro novamente e tentou realizar uma segunda abordagem. Nesse momento, o único ocupante — o motorista — abandonou o veículo e fugiu a pé.
“Quando a segunda abordagem foi feita, o motorista saiu correndo. O agente o perseguiu e, pouco depois, o suspeito abriu fogo. O agente revidou”, disse o xerife durante entrevista coletiva.
O suspeito foi identificado como Patrick Gary Schlegel, de 34 anos, morador de Sahuarita, no Arizona. De acordo com Heith Janke, agente especial responsável pelo escritório do FBI em Phoenix, Schlegel também atirou contra um helicóptero tripulado da Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP).
Schlegel foi atingido pelos disparos e encaminhado ao hospital, onde permanecia em estado grave, porém estável. Nenhum agente ficou ferido, segundo as autoridades.
De acordo com a queixa criminal, Schlegel é acusado de transportar imigrantes em situação irregular. Os migrantes relataram aos agentes que pagaram entre US$ 8 mil e US$ 14 mil cada um para serem levados ilegalmente aos Estados Unidos.
O suspeito está sob custódia e responde a acusações federais por agressão a agente federal, posse ilegal de arma de fogo e transporte de estrangeiros em situação irregular. As autoridades afirmaram ainda que ele possui um histórico criminal significativo, incluindo um mandado federal de prisão em aberto emitido no ano passado por fuga relacionada a uma condenação anterior por contrabando de imigrantes.
O gabinete do xerife informou que está conduzindo a investigação sobre o uso da força pelos agentes, a pedido do FBI.
Fonte: ABC