Entenda a paralisação parcial do governo dos EUA após impasse no orçamento

Falta de acordo sobre verba para o Departamento de Segurança Interna trava parte do financiamento federal e leva à suspensão de serviços não essenciais

Por Lara Barth

Casa Branca

O financiamento de várias agências federais dos Estados Unidos expirou à meia-noite de sábado, após o Congresso não conseguir aprovar seis projetos de orçamento antes do prazo final, provocando uma paralisação parcial do governo.

A interrupção ocorre mesmo após o Senado ter aprovado, na noite de sexta-feira, um pacote com cinco projetos de financiamento e uma extensão temporária de duas semanas para o Departamento de Segurança Interna (DHS). O acordo, negociado entre democratas e a Casa Branca, ainda precisa ser aprovado pela Câmara dos Representantes, que retorna a Washington apenas na segunda-feira.

O principal ponto de conflito nas negociações é a política de imigração do governo Trump e a atuação do ICE (agência de imigração). Parlamentares discutem há meses os projetos de orçamento que financiam as agências até setembro de 2026. Metade deles já foi aprovada. Os outros seis se tornaram foco do impasse atual.

Inicialmente, democratas da Câmara ameaçaram barrar o pacote completo caso o orçamento do DHS fosse incluído, alegando que ele não impunha limites suficientes à atuação do ICE após a morte de uma cidadã americana, Renee Good, baleada por um agente em Minneapolis. A situação se agravou após outra morte, a de Alex Pretti, também atribuída a agentes federais.

Diante da pressão, democratas do Senado exigiram que o financiamento do DHS fosse separado dos demais projetos. O Senado acabou aprovando os cinco projetos restantes por ampla maioria (71 a 29) e autorizou a extensão temporária do orçamento do DHS. No entanto, como o texto foi alterado, a Câmara precisa votar novamente.

Quais agências ficaram sem verba?

Além do DHS, perderam financiamento temporariamente:

- Departamento de Defesa
- Departamento de Estado
- Departamentos do Trabalho, Saúde, Educação, Transporte e Habitação
- Departamento do Tesouro e a Receita Federal (IRS)

Apesar disso, a campanha de fiscalização migratória do governo não deve ser afetada, pois o DHS recebeu cerca de US$ 165 bilhões extras no ano passado por meio de uma lei especial, garantindo recursos suficientes para manter as operações.

Quais continuam funcionando normalmente?

Já estão financiados até setembro:

- Departamento de Assuntos de Veteranos
- Departamento de Agricultura e FDA
- Departamento de Comércio
- Departamento de Justiça
- NASA, Fundação Nacional de Ciência, Energia, Interior e Agência de Proteção Ambiental

Por que ocorre o shutdown?

A lei americana (Antideficiency Act) proíbe agências de gastar recursos que não foram autorizados pelo Congresso. Quando o orçamento não é aprovado a tempo, serviços considerados não essenciais são suspensos.

Funcionários essenciais continuam trabalhando, mas sem receber salário até a reabertura do governo. Servidores não essenciais são dispensados temporariamente. Ambos recebem os salários retroativamente quando a situação é resolvida.

Impactos e próximos passos

Como a paralisação começou no fim de semana e a Câmara deve votar o pacote revisado nos próximos dias, o impacto tende a ser limitado. Ainda assim, situações anteriores mostraram que trabalhadores essenciais, como controladores de tráfego aéreo, podem sofrer dificuldades financeiras caso o impasse se prolongue.

A Comissão de Regras da Câmara se reúne na segunda-feira para analisar o projeto. Se aprovado, ele segue para votação no plenário. Caso passe, o presidente deve sancionar rapidamente a medida, encerrando a paralisação.

Fonte: CBS