Frio extremo coloca 100 milhões de americanos em alerta no Nordeste dos EUA

Rajadas de vento intensificam sensação térmica negativa, com risco de congelamento da pele em poucos minutos

Por Lara Barth

Frente fria pode trazer neve para a Flórida na próxima semana

Cerca de 100 milhões de pessoas estão sob alerta para frio perigoso na região Leste dos Estados Unidos nos próximos dias, especialmente no Nordeste, onde rajadas de vento intensas devem provocar as sensações térmicas mais baixas da temporada neste fim de semana.

Em partes de Michigan e no norte de Ohio, a sensação térmica pode chegar a -20 °C até a manhã de sábado. No sul de Ohio e na Virgínia Ocidental, os termômetros podem registrar sensação de -10 °C. Em Richmond, na Virgínia, a sensação térmica pode ficar abaixo de zero.

Alertas de frio extremo foram emitidos para grande parte do Nordeste, incluindo Pensilvânia, Nova Jersey, Nova York, Connecticut, Massachusetts e Vermont.

Em Nova York, a sensação térmica pode atingir -20 °C, enquanto em áreas do interior do estado, como Saranac Lake, pode chegar a -40 °C. Nesses níveis, o congelamento da pele exposta pode ocorrer em apenas 10 minutos.

Grande parte desse frio intenso é provocado por ventos com rajadas entre 30 e 50 km/h, principalmente no sábado. Na manhã de segunda-feira, o frio ainda será intenso, mas com ventos mais fracos, o que deve reduzir a sensação térmica negativa.

Ao longo da semana, a previsão indica uma lenta elevação das temperaturas no Leste do país. Em Nova York e Boston, as máximas devem voltar a ficar acima de zero na terça ou quarta-feira. Já no fim da próxima semana, a região central do país deve registrar temperaturas acima da média, enquanto o Nordeste volta ao padrão típico de inverno de meados de fevereiro.

O sistema que traz o frio também provoca neve em algumas áreas. Na manhã de sexta-feira, nevava em Michigan, Indiana, Ohio, Virgínia Ocidental, oeste da Pensilvânia e oeste de Nova York.

À tarde, a neve deve se espalhar de forma mais isolada desde a região dos Apalaches, na Carolina do Norte, até o interior do estado de Nova York. Nova York pode registrar pancadas leves de neve na noite de sexta-feira, com possibilidade de até 2,5 centímetros de acúmulo.

No sábado, Boston e boa parte da Nova Inglaterra ainda devem ter pancadas de neve passageiras, com previsão de 5 a 10 centímetros até a noite. Já no corredor da rodovia I-90, no oeste de Nova York, cidades como Syracuse, Rochester e Buffalo podem acumular entre 5 e 12 centímetros de neve até sábado à noite.

Fonte: ABC