Nissan convoca recall de quase 643 mil SUVs nos EUA por risco de falha no motor e na transmissão

Modelos Rogue 2023 a 2025 podem apresentar perda de potência e até risco de incêndio

Por Lara Barth

Nissan

A Nissan anunciou dois recalls que, juntos, afetam 642.698 unidades do SUV compacto Rogue nos Estados Unidos, devido a problemas distintos relacionados ao motor e ao sistema de engrenagens. As informações foram divulgadas pela Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA).

O primeiro recall envolve 323.917 veículos Rogue dos anos-modelo 2023 a 2025 equipados com motor 1.5L turbo de três cilindros com tecnologia de compressão variável (VC-Turbo). Segundo a NHTSA, falhas nos mancais do motor podem provocar vazamento de óleo quente, elevando o risco de incêndio.

Essa convocação amplia um recall anterior, anunciado em junho do ano passado, que já havia atingido mais de 480 mil veículos Rogue, Infiniti e Altima por defeitos de fabricação que poderiam causar perda de potência durante a condução e aumentar o risco de acidentes.

O segundo recall abrange 318.781 unidades do Rogue, também dos anos-modelo 2024 e 2025, equipadas com o mesmo tipo de motor. Nesse caso, o problema está nas engrenagens do corpo eletrônico da borboleta (acelerador), que podem quebrar e aumentar o risco de colisão.

De acordo com a agência reguladora, as concessionárias irão inspecionar e reparar os veículos afetados gratuitamente. A Nissan enviará cartas aos proprietários no dia 27 de março de 2026. Os números oficiais das campanhas são R25E2 e R25E3.

Fonte: CBS