NY, NJ e CT impõem restrições a passageiros que chegam da Flórida

Viajantes terão que ficar 14 dias em quarentena. O alerta tem o objetivo de evitar pessoas oriundas de locais com alto nível de infecção pelo novo coronavírus

Por

Além da Flórida, outros oito estados também estão na lista.

O Governador de Nova York, Andrew Cuomo, anunciou que os passageiros que chegam a Nova York, New Jersey e Connecticut saindo da Flórida serão obrigados a ficar de quarentena por 14 dias.

O alerta tem o objetivo de evitar viajantes oriundos de locais com alto nível de infecção pelo novo coronavírus.

Além da Flórida, os estados do Alabama, Arkansas, Arizona, North Carolina, South Caroline, Texas, Utah e Washington também estão na lista de passageiros com restrição. O critério usado para a inclusão na lista foi o diagnóstico positivo de 10 pessoas para um grupo de 100 mil habitantes nos últimos sete dias.

Ainda sem muitos detalhes, o governador Cuomo esclareceu que as pessoas devem fazer quarentena por 14 dias. "Além disso, qualquer estado que atingir essa proporção também entrará nessa obrigatoriedade", esclareceu. O plano foi exibido em uma coletiva com a presença da polícia de NY, e - via internet - os governadores de Connecticut e New Jersey.

O governador disse que os detalhes do plano serão divulgados pelos departamentos de saúde pública de cada estado e que qualquer pessoa que não cumprir a quarentena será multada em alguns milhares de dólares.

"Não estávamos

preparados"

O governador de Connecticut admitiu que o vírus pegou seu estado muito desprevenido. "Não estávamos preparados e isso custou a vida de 13 mil moradores. Então, essa quarentena é o mais correto a ser feito, nossos eleitores sofreram muito e agora normalizamos", analisou.

A ideia de impor algum tipo de restrição aos moradores da Flórida surgiu especialmente porque são pessoas que regressam aos estados do norte depois que passam o inverno e voltam para o verão em seu estado de origem. "Se as pessoas quiserem voltar, eles deveriam ao menos fazer o teste, caso contrário, quarentena", disse Cuomo.

Leia mais no gazetanews.com.