O que é plasma convalescente, quem pode doar e quais os critérios?

Por

O que é plasma convalescente?

O plasma convalescente é a parte líquida do sangue coletada de pacientes que se recuperaram da nova doença do coronavírus, COVID-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2. Os pacientes com COVID-19 desenvolvem anticorpos no sangue contra o vírus. Anticorpos são proteínas que podem ajudar a combater a infecção. O plasma convalescente está sendo investigado para o tratamento do COVID-19, porque não há tratamento aprovado para esta doença e há algumas informações que sugerem que ele pode ajudar alguns pacientes a se recuperar do COVID-19.

Quem é elegível para doar o plasma?

As pessoas que se recuperaram totalmente da COVID-19 há pelo menos duas semanas são incentivadas a considerar a doação de plasma, mas a doação também depende da elegibilidade da pessoa para doar sangue. Os indivíduos devem ter um diagnóstico prévio de COVID-19 documentado por um teste de laboratório e atender a outros critérios de doadores. Um teste de laboratório negativo para a doença ativa do COVID-19 não é necessário para se qualificar para doação, diz a FDA.

A One Blood pede que pessoas de todos os tipos sanguíneos considerem doar. O doador pode voltar após 28 dias para nova doação. Visite www.oneblood.org para mais informações.

O protocolo exige que o paciente ou seu representante de assistência médica consente em receber o plasma.