Vídeo de policial do condado de Monroe tentando algemar menino de 8 anos viraliza

As imagens foram compartilhadas pelo advogado da família no Twitter no último domingo, 9 de agosto, e contabilizaram mais de 1,1 milhão de visualizações em 24 horas.

Por

Nas imagens, o policial tenta colocar a algema no menino dentro da escola.

A prisão de um menino de 8 anos no condado de Monroe está sendo investigada depois que um vídeo (veja no portal gazetanews.com) de policiais tentando algemar a criança e levando-a detida foi postado online e viralizou.

O fato aconteceu em 2018 depois que o garoto, que segundo a professora da Escola Primária Gerald Adams, em Key West, a agrediu, mas as imagens da câmera de um dos policiais foram compartilhadas na noite de domingo, 9, pelo advogado da família, Benjamin Crump, no Twitter e já foram vistas mais de 1,1 milhão de vezes. Crump disse em um comunicado à imprensa na segunda-feira, 10, que foi contratado pela mãe do menino, Bianca N. Digennaro.

O advogado disse que o menino era um aluno com necessidades especiais e com um plano de educação individualizado devido à deficiência, mas que a escola falhou com ele. "Em vez de honrar e cumprir esse plano, a escola o colocou com uma professora substituta que não tinha consciência ou preocupação com suas necessidades e que agravou a situação usando as mãos para movê-lo à força", disse o comunicado de Crump. "Quando ele desobedeceu, a professora chamou a polícia, que o ameaçou de prisão e tentou colocá-lo em algemas, que caíram por ele ser muito pequeno."

Crump acrescentou que o incidente foi um exemplo de como os sistemas de educação e policiamento "treinam as crianças para serem criminosas, tratando-as como criminosas".

Mãos pequenas

No curto vídeo, policiais discutem sobre o fato de as mãos do menino serem muito pequenas para as algemas. Tanto que eles interrompem as tentativas de algemá-lo e, em vez disso, pedem que ele mantenha as mãos à sua frente enquanto saíam da escola.

A postagem do vídeo e do caso trouxeram à tona a discussão sobre atitudes das autoridades escolares e policiais sobre crianças nas escolas.

Leia a matéria completa e veja o vídeo no site gazetanews.com.