Mães relatam preocupação com retorno de aulas on-line

A maioria trabalha fora durante o período escolar dos filhos

Por Arlaine Castro

Aleph Gabriel, de 8 anos, é aluno da Quiet Water Elementary School, em Deerfield Beach.

"Minha situação com a volta às aulas é DESESPERADORA. Trabalho o dia todo e não tenho como acompanhar as crianças no horário imposto para as aulas on-line", diz Jakeline, que tem dois filhos, de 6 e de 10 anos, que estudam na Quiet Water Elementary School, em Deerfield Beach.

Além dela, diversas outras mães estão preocupadas e não sabem como vão fazer para acompanhar os filhos nas aulas de modo on-line nas escolas públicas da Flórida. A maior parte das escolas está priorizando o ensino virtual pelo menos até ter uma vacina ou os números de transmissão e mortes no estado diminuírem. No Condado de Broward, por exemplo, teve início na quarta-feira, 19 de agosto, com aprendizado 100% de modo virtual.

Jakeline conta que o maior desafio nesse momento é obedecer ao horário estipulado de 8am até 2pm que as crianças têm que ficar logadas para as aulas. "Para mim é impossível porque eu trabalho o dia todo. Ainda não sei como vou fazer. Pagar alguém para estudar com eles eu não tenho condição, fica caro tutores porque são dois e nesse momento não dá. Ainda não estou vendo uma luz no fim do túnel para cumprir esse horário. Não tenho família aqui, só eu, meu esposo e as crianças", conta.

Sem opção Ela entrou em contato com a escola e foi informada de que não há outra opção. "Sou a favor de que as aulas presenciais voltem. Pelo menos para as crianças do 'elementary'. Se tudo está aberto, academia aberta, parques em Orlando abertos. Se o povo pode ir para esses lugares, por que não podem ir para a escola?", questiona. Sem tempo Na mesma situação está Sandra Correa, que não sabe ainda como vai fazer para que o filho, Aleph Gabriel, de 8 anos, possa acompanhar as aulas. Ela também trabalha fora o dia todo e questiona o não retorno às aulas presenciais comparando com a circulação de pessoas em praias e outros locais públicos. "Para mim seria melhor voltar as aulas na escola. Não acho que seria um grande problema. Nos finais de semana as praias e parques estão lotadas de famílias. Do que adianta não ir para escola durante a semana se no final de semana ninguém para em casa?", indaga.

"Trabalho como 'housecleaning' de 7:30am até às 5 ou 6 da tarde todos os dias, incluindo sábados e domingos. E não tenho condições para pagar um escola particular que cobra em média 180 dólares por semana para acompanhar meu filho", esclarece.

Aulas presenciais x aulas on-line

Antes de decidirem qual tipo de ensino seria adotado, os Conselhos de Educação dos distritos escolares pediram a opinião dos pais. A maioria das famílias de escolas públicas decidiu pelo ensino on-line pensando na segurança das crianças. Mas alguns vão se dividir entre aulas virtuais e presenciais.O Condado de Miami-Dade vai reiniciar as aulas no dia 31 de agosto também com todas as aulas de modo on-line, pelo menos por enquanto. O distrito escolar mostrou um vídeo de salas de aula preparadas para distanciamento, com carteiras separadas e protocolos de higienização rígidos prontos para uso. Mas a taxa de positividade do COVID do condado de Miami-Dade é de 17%, muito acima da meta de taxa mínima de 10%. Palm Beach também adiou para dia 31 de agosto o início das aulas e o condado de Orange planeja voltar em 21 de agosto também mesclando ensino virtual e presencial.