Preocupação com a segurança tem aumentado entre os residentes da Flórida, aponta pesquisa

Segundo a pesquisa, 56% dos residentes expressaram preocupação alta ou muito alta com a segurança diariamente

Por Arlaine Castro

Agressão física por um estranho e invasão de propriedade estão entre os crimes mais temidos, cita o estudo.

Quem mora na Flórida pode estar mais preocupado com a segurança do que a maioria que mora em outros estados dos Estados Unidos. É o que diz o estudo do SafeWise "Florida's 50 Safest Cities of 2020", onde 56% dos residentes da Flórida expressaram preocupação alta ou muito alta com a segurança diariamente.

Tal pontuação é 10 pontos percentuais acima da média nacional e quatro pontos acima do relatado pela Flórida no ano passado, segundo o sexto relatório anual Safest Cities.

Tanto na rua quanto dentro de casa, qualquer tipo de violência assusta. Tragédias como o tiroteio na escola Marjory Stoneman Douglas High School em Parkland são provavelmente fatores que contribuem para a crescente preocupação do estado com a segurança geral.

Os entrevistados do estudo revelaram que 6% foram pessoalmente afetados por um tiroteio em massa em algum momento de suas vidas. Apesar da perda de 17 vidas em Parkland, a taxa geral de crimes violentos da cidade ainda permaneceu baixa, 1,1 incidentes por 1.000.

Taxas de criminalidade

No geral, as taxas de criminalidade da Flórida são ligeiramente mais altas do que as taxas nacionais para crimes violentos e contra a propriedade. A Flórida teve 3,8 crimes violentos por 1.000 pessoas em 2018, contra 3,7 em todo o país. Quando se trata de crimes contra a propriedade, a Flórida registrou 22,8 incidentes por 1.000, em comparação com 22,0 em todo o país, aponta o estudo.

Agressão física por estranho

Casos recentes de agressão dentro de vagões do Metromover em Miami assustaram a população. Sem motivos aparentes, usuários foram espancados por estranhos. Câmeras de vigilância ajudaram a prender os agressores - nenhum deles tinha ligação com a vítima. Uma forma de violência gratuita?

A agressão física por um estranho é a principal preocupação com crimes violentos na Flórida, e o nível de preocupação do estado é maior do que a média nacional. Os entrevistados da Flórida na pesquisa também acham que agressão é o crime mais provável de ocorrer: 50% apontaram a agressão por um estranho como sua maior preocupação com o crime violento, em comparação com 40% em todo o país.

Os moradores da Flórida também acham que a agressão por um estranho é mais provável de acontecer do que qualquer outro crime violento, com 40% das respostas. Nos Estados Unidos, 26% acham que são mais propensos a serem agredidos por um estranho do que outros crimes violentos.

A agressão agravada foi o crime violento mais comum entre as cidades mais seguras, com 2.559 incidentes, ou 65%, de todos os crimes violentos nessas cidades. Em todo o estado, a agressão agravada é responsável por 68% de todos os crimes violentos relatados.

15% - o mesmo número do ano passado - relataram experiências pessoais com crimes violentos no ano passado. Isso é três pontos percentuais a mais do que a média nacional de 12%.

Crime contra a propriedade: invasão de residências

66% dos moradores da Flórida se preocupam mais com invasão quando não estão em casa. Esse também é o crime contra a propriedade que os participantes da pesquisa sentiram que provavelmente aconteceria com eles, em comparação com 62% em todo o país.

Já 43% também acreditam que são mais propensos a ser vítimas de uma invasão (estando em casa) do que de qualquer outro crime contra a propriedade.

Os sistemas de segurança são a principal forma de as pessoas protegerem suas propriedades na Flórida, com 36% dos entrevistados usando um, seguido por câmeras de segurança e armas de fogo, com 25% cada. 30% dos participantes do estudo disseram que não usam qualquer forma de segurança em sua propriedade.

Os assaltos responderam por apenas 11% de todos os crimes contra a propriedade entre as cidades mais seguras e representaram 15% de todos os crimes contra a propriedade relatados em toda a Flórida.

O furto-roubo é o crime de propriedade mais difundido na Flórida, representando 77% de todos os crimes de propriedade no estado - mas apenas 31% dos entrevistados consideraram a propriedade roubada como a principal preocupação.

26% relataram ter sofrido um crime contra a propriedade no ano passado. Isso corresponde à média nacional de 26%, mas é um aumento em todo o estado em relação ao relatório do ano passado de 18%.

Cidades mais seguras

De acordo com o SafeWise, as três cidades mais seguras da Flórida em 2020 são Marco Island, Weston e Key Biscayne. 50% das cidades da FL relataram zero assassinatos.

Veja o estudo completo no gazetanews.com.