Escolas públicas de Miami-Dade confirmam ‘múltiplos casos positivos’ de coronavírus

Por Gazeta Brazilian News

Alunos voltaram esta semana para as aulas presenciais em Miami-Dade.

As escolas públicas do condado de Miami-Dade confirmaram na quinta-feira, 8, que há "vários casos positivos" de COVID-19 desde que os alunos voltaram às salas de aula no início desta semana.

A Diretora Distrital Natalia Zea não especificou o número de casos ou o nome das escolas impactadas, mas disse que essas escolas e os indivíduos afetados foram notificados e mais informações estariam no site de reabertura do distrito. 

O sindicato de professores United Teachers of Dade disse que identificou seis escolas com casos COVID positivos: Lehman Elementary, Charles D Wyche Elementary, Holmes Elementary, Ponciana Park Elementary, South Pointe Elementary e South Dade Tech. Nesta sexta-feira mais uma escola, a Downtown Doral Charter, entrou para a lista das escolas afetadas. O distrito escolar ainda não confirmou todas essas escolas.

No início da quinta-feira, o distrito confirmou que um aluno da Escola Primária William Lehman testou positivo para o vírus. O aluno não contraiu o vírus na escola e ficará em casa até que o Departamento de Saúde autorize o retorno, disseram as autoridades.

"Seguindo os procedimentos de rastreamento de contato estabelecidos, aqueles que foram identificados como tendo contato próximo com o aluno já foram notificados e também permanecerão em casa até que sejam liberados", disse o distrito em um comunicado. "Embora os movimentos do aluno na escola fossem limitados, toda a escola foi completamente higienizada esta manhã de acordo com os protocolos M-DCPS."

“Estamos em contato constante com o departamento de saúde aqui localmente e imediatamente iniciamos uma investigação de busca de contatos para identificar todas as pessoas que tiveram contato direto com este aluno”, disse o superintendente escolar Alberto Carvalho na quinta-feira.

Carvalho disse que também está investigando possíveis casos que não foram confirmados em outras três escolas.

“Era quase inevitável que, ao reabrirmos as escolas, alguns desses casos ocorressem. É por isso que estou apelando para que nossa força de trabalho e nossos pais estejam vigilantes e se as crianças estiverem doentes, se apresentarem sintomas, por favor, não as mandem para as escolas ", completou o superintendente.

O sindicato de professores de Miami-Dade também disse ter ouvido falar de um caso de uma criança que foi enviada para a escola enquanto seu irmão estava em casa com COVID-19. Hernandez-Mats também disse que os professores ainda precisam desesperadamente de suprimentos de saneamento nas salas de aula, apesar dos relatos de "estarem totalmente abastecidos". Com informações da NBC. 

Todas as escolas estão mantendo as providências de higienização extra e os outros cuidados conforme estipulado pelo Departamento de Saúde da Flórida e também pelo Centro de Controle de Doenças.

Para ver a lista das escolas com casos relacionados de covid-19 registrados pelo estado, clique aqui.