Cerca de 400 imigrantes haitianos tentaram entrar ilegalmente nos EUA via mar em 2020

Por Gazeta Brazilian News

206 haitianos são detidos em um barco tentando entrar ilegalmente nas Ilhas Turcas e Caicos para chegar aos EUA no dia 9 de outubro.

A Guarda Costeira da Flórida disse que aproximadamente 418 migrantes haitianos que tentaram entrar ilegalmente nos Estados Unidos via mar foram interditados durante o ano fiscal de 2020, que começou em 1º de outubro de 2019 até 30 de setembro de 2020, em comparação com 885 migrantes haitianos no ano fiscal de 2019.

Esses números representam o número total de interdições, pousos e interrupções no mar no Estreito da Flórida, Caribe e Oceano Atlântico.

Nos últimos meses, a Embaixada dos Estados Unidos em Porto Príncipe veiculou anúncios em rádios haitianos, alertando os haitianos sobre o perigo no mar. Os haitianos, no entanto, continuam a ignorar o aviso, mesmo quando o governo local insiste que a economia está melhorando.

Na última sexta-feira, 9, uma embarcação de recreio de 25 pés transportando 23 migrantes haitianos sem documentos, 8 mulheres e 15 homens, e dois supostos contrabandistas das Bahamas foi interceptada na costa de Palm Beach pela tripulação do Cutter Richard Etheridge da Guarda Costeira e pelas Operações Aéreas e Marinhas de Proteção de Fronteiras e Alfândega, após ter sido localizada a cerca de 10 milhas a leste de Palm Beach.

A interdição na costa da Flórida ocorreu no mesmo dia em que outro grupo de haitianos - 206 - foi flagrado tentando entrar ilegalmente nas Ilhas Turcas e Caicos, território britânico dependente do Reino Unido, localizadas ao norte da ilha Hispaniola (onde se encontram o Haiti e a República Dominicana).

Os 145 homens, 58 mulheres e três crianças foram interceptados no mar a oeste de Providenciales enquanto viajavam a bordo de um barco de madeira de 45 pés movido por dois motores de popa Yamaha de 45 cavalos. Os migrantes foram entregues à imigração para processamento e serão repatriados ao Haiti.

“Se você está pensando em participar de uma viagem ilegal, não vá para o mar, você está arriscando sua vida e a de todos os demais a bordo”, disse a Tenente Comandante Jane Sarnecky, oficial comandante do cutter Richard Etheridge. “O Estreito da Flórida é perigoso e implacável, especialmente no caso de barcos extremamente sobrecarregados e impróprios para navegar com equipamento de salvamento inadequado a bordo.”