Flórida oferecerá carteiras de motorista em smartphones

Por Arlaine Castro

As carteiras móveis serão tão válidas quanto as carteiras normais.

A Flórida pode em breve se tornar o primeiro estado do país a oferecer carteiras de motorista móveis aos seus residentes.

Os motoristas poderão se inscrever para novas licenças móveis a partir de 2021, de acordo com um comunicado à imprensa da Thales, a empresa que presta o serviço ao Departamento de Segurança Rodoviária e Veículos Motorizados da Flórida.

A empresa diz que as carteiras móveis serão tão válidas quanto as carteiras de motorista normais para verificar a identidade, comprovante de idade e privilégios de direção.

As licenças móveis estarão acessíveis em uma variedade de dispositivos, incluindo smartphones e tablets. Os motoristas acessariam o ID digital em um aplicativo de identificação móvel.

“Estou animado com este projeto de inovação que tornará o estado da Flórida um líder nacional na oferta de identificação móvel segura e confiável”, disse Terry L. Rhodes, Diretor Executivo do Departamento de Segurança Rodoviária e Veículos Motorizados da Flórida.

“Assumimos um compromisso sustentado com a modernização de quase todos os aspectos do que nosso departamento faz e como os clientes acessam nossos serviços, e a Thales será um grande parceiro, já que a Flórida agora caminha para o futuro da identificação móvel.”

Thales diz que as licenças são mais difíceis de falsificar, pois têm uma credencial digitalizada segura que pode ser verificada quanto à autenticidade, em vez de apenas exibir uma imagem digital de uma licença que pode ser facilmente alterada.

"Para maior privacidade, os usuários de carteiras de motorista móveis controlam quais informações são exibidas no aplicativo, dependendo do contexto", disse a empresa em seu lançamento. "Por exemplo, para entrar em um cassino, basta mostrar que o indivíduo tem idade suficiente e a carteira de motorista móvel exibirá apenas essa informação - não o nome do indivíduo, data de nascimento ou endereço." Uma data oficial de lançamento ainda não foi anunciada. 
Com informações do canal Fox13.