NHC monitora novo sistema perto da Flórida com 60% de chance de se desenvolver

Por Arlaine Castro

Um sistema de baixa pressão no Caribe se aproxima da Flórida e tem 60% de chance de se desenvolver.

A temporada de furacões no Atlântico vai até final de novembro e novos sistemas se formam no oceano, com chances de se transformarem em tempestades tropicais e furacão.

O National Hurricane Center está monitorando agora um sistema de baixa pressão no Caribe que se aproxima da Flórida e tem 60% de chance de se desenvolver para a próxima depressão tropical ou tempestade tropical nos próximos cinco dias.

De acordo com uma atualização desta sexta-feira, 23, do National Hurricane Center, há uma ampla área de baixa pressão perto da Ilha de Grand Cayman. O órgão diz que a tempestade está produzindo chuvas e tempestades principalmente a leste e ao sul do centro. Uma depressão tropical deve se formar nos próximos dias, à medida que a tempestade se mover para noroeste. O sistema tem 40% de chance de se formar nas próximas 48 horas.

Os meteorologistas prevêem que a tempestade se moverá sobre o sudeste do Golfo do México já na próxima semana. As fortes chuvas provavelmente cobrirão partes do sul da Flórida e das Keys durante o fim de semana, bem como nas Ilhas Cayman, Cuba e no noroeste das Bahamas.

A quantidade de chuva que receberá o sul da Flórida dependerá do movimento do sistema no oeste do Caribe. Uma trilha mais a oeste pode levar a mais inundações ao longo da costa. As condições serão mais amenas se o sistema rastrear para o leste, de acordo com Chuck Caracozza, meteorologista do Serviço Nacional de Meteorologia de Miami.

“Ainda é bastante incerto no que diz respeito ao fim de semana”, disse Caracozza. “Há potencial para umidade mais profunda e chuvas mais fortes, especialmente no domingo. Definitivamente, é algo em que todo mundo precisa ficar de olho. ”

A próxima tempestade nomeada a se formar se chamará Zeta - e se tornará a 27ª tempestade nomeada do ano, batendo um recorde.

Enquanto isso, o furacão Epsilon ainda gira como um furacão de categoria 1 na manhã desta sexta-feira e deve trazer ondas perigosas e correntes de maré ao longo da costa leste dos EUA, após atingir Bermudas, Bahamas e outras ilhas no fim de semana.

Às 5 da manhã, Epsilon estava a cerca de 195 milhas a leste-nordeste de Bermuda, com ventos máximos sustentados de 85 mph, movendo-se para o norte a 7 mph.