Miami-Dade anuncia o GO Connect - serviço de acesso aos transportes públicos

Por Arlaine Castro

Pelo aplicativo, os residentes e visitantes poderão solicitar um veículo.

Miami-Dade está expandindo a acessibilidade no trânsito. Uma parceria entre o Departamento de Transporte e Obras Públicas de Miami-Dade (DTPW) e a Via vai implantar o Go Connect - um serviço de trânsito que visa melhorar o acesso ao transporte público e estará disponível no condado a partir desta quarta-feira, 28 de outubro.

Assim como os serviços de transporte por aplicativo já existentes, mas com algumas diferenças, pelo  aplicativo GO Connect ( baixe via iOS ou Android), fornecido pelo Condado de Miami-Dade e desenvolvido pela Via, os residentes e visitantes poderão solicitar um veículo para chegar aos centros de transportes públicos de Miami-Dade ou para viajar para destinos próximos.

A diferença é ter uma taxa fixa a ser cobrada, como a passagem em um ônibus ou trem, por exemplo, e a pessoa deve estar dentro da zona de serviço.  "O GO Connect complementará e ampliará a infraestrutura de transporte de massa existente, ao mesmo tempo que oferece opções de mobilidade flexíveis e acessíveis quando e onde os passageiros precisam ir", explica o comunicado. 

Embora as viagens possam ser compartilhadas com pessoas que estejam indo para o mesmo destino, o número máximo de passageiros por veículo foi limitado em conformidade com as diretrizes de distanciamento social estabelecidas pelo Condado de Miami-Dade e pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Os passageiros e motoristas também deverão usar uma cobertura facial enquanto estiverem a bordo.

A nova modalidade de transporte será lançada em fases no condado de Miami-Dade a partir de 28 de outubro na área de Dadeland / South Miami. Os usuários terão a opção de solicitar viagens de / para as estações Dadeland South, Dadeland North ou South Miami Metrorail, bem como ao longo da TransitWay, além de destinos próximos na área de serviço. Em um futuro próximo, o GO Connect se expandirá para outras comunidades, incluindo a cidade de Cutler Bay, a área do Civic Center e a área de West Kendall.

O objetivo da parceria é usar a tecnologia para expandir o acesso ao transporte público em todo o condado, aliviando o congestionamento, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa e melhorando as opções de mobilidade acessíveis sem a necessidade de um veículo particular.

"Trabalhar com o setor privado para melhorar o transporte público de massa para a comunidade é uma decisão que ganham os viajantes, as empresas locais e nossos parceiros de desenvolvimento", disse o prefeito do condado de Miami-Dade, Carlos A. Gimenez.

O serviço estará disponível das 6h30 da manhã às 19h00 da noite, de segunda a sexta em Dadeland / South Miami. Todas as viagens na zona de Dadeland / South Miami serão gratuitas por um período introdutório e, em seguida, a tarifa para cada viagem será de US $ 2,25, o mesmo custo de uma viagem de Metrobus ou Metrorail só de ida. 

Para quem não fala inglês, o aplicativo GO Connect estará disponível em espanhol e crioulo. O serviço oferecerá veículos com acesso para cadeira de rodas, e quem não tiver acesso a um smartphone pode reservar uma carona pelo telefone 786-321-5842.  Para saber mais ou tirar dúvida, acesse o site Miamidade.gov.