Republicanos diminuem diferença de votos com democratas na Flórida

Por Gazeta Brazilian News

Na manhã desta segunda-feira, 26, cerca de 6,02 milhões de floridianos tinham votado antecipadamento ou pelo correio, segundo dados da Divisão de Eleições.

A oito dias para a eleição presidencial e depois de uma semana inteira de votação presencial antecipada em todos os principais condados da Flórida, os republicanos estão diminuindo a lacuna nas cédulas.

Enquanto os democratas ganhavam na votação inicial pelo correio, os republicanos diminuem a diferença na votação presencial antecipada, aponta a Associated Press. O principal deles, o presidente e candidato Donald Trump, votou antecipadamente na manhã do último sábado na biblioteca principal do condado de Palm Beach. 

Na manhã desta segunda-feira, 26, os dados da Divisão Estadual de Eleições mostram que 6,02 milhões de floridianos votaram antecipadamente ou pelo correio, o que representa 41,7% dos 14,4 milhões de eleitores registrados no estado.

Desses, mais de 2,6 milhões de democratas haviam votado pelo correio ou em centros de votação antecipada, cerca de 354.654 a mais do que o montante republicano de mais de 2,2 milhões, segundo a Associated Press.

Nos últimos 20 anos na Flórida, os republicanos dominaram o voto pelo correio, usando-o como uma parte importante de sua estratégia para mobilizar eleitores. Já os democratas preferem a votação presencial antecipada. Mas essa realidade vem mudando na disputa eleitoral deste ano.

Em 15 de outubro, os registrantes democratas eram 51% de todas as cédulas informadas, em comparação com 25% dos republicanos. Porém, no último domingo, 25, os democratas tinham uma vantagem um pouco menor, 51% a 31%.

A abertura de locais de votação antecipada na Flórida, Texas e em outros lugares acumulou milhões de novos votos além das cédulas pelo correio que chegam aos escritórios eleitorais.

Esta eleição já ultrapassou toda a votação inicial de 2016. Ao todo, no país, um total de 58,6 milhões de votos tinham sido lançados até esta segunda-feira, mais do que os 58 milhões que a The Associated Press registrou como sendo lançados pelo correio ou em sites de votação pessoal antecipada em 2016.

"Mesmo que as mídias sociais estejam repletas de informações quentes sobre as implicações, é muito cedo para tirar conclusões abrangentes com base nos números até agora", disse Michael McDonald, cientista político da Universidade da Flórida que estudou extensivamente como as pessoas votam e rastreia o voto pelo U.S. Elections Project. Com informações da Associated Press. 

Confira sobre a disputa também pelos sites e portais de pesquisas:

projects.fivethirtyeight.com/polls/president-general/florida

www.electproject.org