Surto de Listeria associado a carnes frias mata 1 pessoa na Flórida

Por Arlaine Castro

Pelo menos 10 pessoas da Flórida, Massachusetts e Nova York adoeceram após comerem algum tipo de carne fria no estilo italiano.

Um surto da bactéria Listeria monocytogenes ligado a carnes frias como salame (deli meat) matou uma pessoa na Flórida e deixou outras doentes em pelo menos mais dois estados.

De acordo com os Centers for Disease Control and Prevention (Centros de Controle e Prevenção de Doenças), em 22 de outubro pelo menos 10 pessoas que moram na Flórida, Massachusetts e Nova York adoeceram após comerem algum tipo de carne fria no estilo italiano e tiveram que ser hospitalizadas.

A morte na Flórida foi informada pela agência, que não deu detalhes sobre o óbito.

O CDC, as autoridades regulatórias e de saúde pública em vários estados e o Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA-FSIS) estão investigando o surto. Eles pedem que a população evite o consumo no momento.

Após entrevistas com nove das 10 pessoas infectadas, descobriu-se que todas relataram terem comido algum tipo de carne fria embalada como salame, mortadela e presunto. Os infectados dizem que compraram frios pré-embalados e frios fatiados no balcão em vários locais.

"Amostras de Listeria de pessoas doentes foram coletadas de 6 de agosto de 2020 a 3 de outubro de 2020. A idade dos doentes varia de 40 a 89 anos, com mediana de 81 anos e 80% dos doentes são mulheres.

Todas as 10 pessoas doentes foram hospitalizadas. Uma morte foi relatada na Flórida", informou o CDC.

As autoridades de saúde pedem que o maior risco é para idosos, que devem evitar comer frios, "a menos que sejam aquecidas a uma temperatura interna de 165 ° F ou até esquentarem antes de servir', orienta o órgão.

Embora o surto esteja relacionado às carnes frias, um fornecedor ainda não foi citado como a fonte do surto,por isso não há ainda anúncio de recall. A investigação está em andamento e o CDC fornecerá atualizações quando mais informações estiverem disponíveis.

Sintomas

A Listeria é uma infecção grave causada pelo germe Listeria monocytogenes. De acordo com o CDC, os sintomas aparecem de 1 a 4 semanas depois de comer alimentos contaminados e incluem dor de cabeça, rigidez do pescoço, confusão, perda de equilíbrio e convulsões, além de febre e dores musculares. Mulheres grávidas também podem apresentar febre e sintomas semelhantes aos da gripe.