Por que os eleitores latinos da Flórida são decisivos na disputa Trump x Biden?

A eleição de 2020 terá o maior número de eleitores latinos registrados de todos os tempos nos Estados Unidos

Por Arlaine Castro

Flórida tem o maior eleitorado latino entre todos os estados-chave e o terceiro maior eleitorado latino geral dos EUA, aponta o PRC.

Com o maior eleitorado latino entre todos os estados-chave e o terceiro maior eleitorado latino geral (3,1 milhões de eleitores elegíveis), atrás apenas da Califórnia (7,9 milhões) e do Texas (5,6 milhões), a batalha pelos votos dos latinos da Flórida, de fato, pode determinar o resultado para todo o estado - e, por extensão, para o país.

Cerca de 2,5 milhões de latinos estão registrados para votar na Flórida para as eleições presidenciais de 2020, representando um recorde de 17% do total do estado. Isso é mais que 2016, quando cerca de 2 milhões de latinos foram registrados para votar, representando 16% dos eleitores registrados no estado, de acordo com uma análise dos dados do governo do estado da Flórida feita pelo Pew Research Center.

São quase 476.000 latinos a mais registrados para votar na Flórida em 2020 em comparação com 2016, respondendo por 30% do crescimento geral do estado em eleitores registrados durante esse período.

Esse aumento traz à tona o crescimento do eleitor latino nos ciclos eleitorais anteriores. Por exemplo, o número de eleitores latinos registrados na Flórida cresceu em 364.000 entre 2012 e 2016 e em 305.000 entre 2008 e 2012 - a última vez que um presidente em exercício foi candidato à reeleição. Esses números referem-se à data de "fechamento de registro" na Flórida em 6 de outubro e representam os números finais do registro eleitoral para as eleições gerais de 3 de novembro.)

32 milhões nos EUA

Em todo o país, estima-se um recorde de 32 milhões de latinos qualificados para votar em 2020, constituindo 13% de todos os eleitores elegíveis dos EUA e ultrapassando pela primeira vez o número de eleitores negros elegíveis em uma eleição presidencial. No entanto, é importante destacar que os eleitores qualificados não são iguais aos eleitores registrados. Os eleitores qualificados são cidadãos americanos adultos, mas nem todos os eleitores qualificados estão registrados para votar. Os dados detalhados disponíveis mais recentes sobre o número de eleitores qualificados na Flórida são de 2018.

E há eleitores mais jovens - cerca de 40% dos eleitores latinos elegíveis têm entre 18 e 35 anos, de acordo com dados do censo.

Comunidade hispânica da Flórida

Os cubano-americanos (29%) e os porto-riquenhos (27%) são os dois maiores grupos de origem hispânica da Flórida quando se analisa os eleitores elegíveis. O número de eleitores venezuelanos qualificados na Flórida cresceu 184% de 2008 a 2018 - o crescimento mais rápido de qualquer grupo de origem latina, embora eles ainda representem apenas 2% de todos os eleitores hispânicos qualificados no estado.

Outros grupos que cresceram consideravelmente mais rápido do que a média estadual incluem os peruanos ( 109%), equatorianos ( 106%) e colombianos ( 102%).

Miami-Dade lidera

O condado de Miami-Dade tem a maioria dos eleitores hispânicos registrados - são 915.000, ou 37% do total hispânico do estado. Broward County segue com 11%, enquanto Orange (9%), Hillsborough (7%) e Palm Beach (5%) completam os cinco principais condados.

Os hispânicos representam 58% de todos os eleitores registrados no condado de Miami-Dade, a maior parcela de qualquer condado da Flórida. Aproximadamente metade (48%) dos eleitores registrados em Osceola County são hispânicos, a segunda maior parcela do estado.

O número de latinos registrados para votar em Polk County cresceu 54% de 2016 a 2020, o crescimento mais rápido entre os condados com pelo menos 20.000 eleitores latinos registrados em 2020.

Latinos são democratas ou republicanos?

Os latinos, pela sua diversidade cultural de origem, possuem diferentes circunstâncias pessoais, valores, crenças e prioridades políticas. Essas características têm tornado difícil referir-se ao grupo como um bloco de votação singular. Por exemplo, é improvável que um cubano-americano na Flórida vote da mesma forma que um mexicano-americano na Pensilvânia.

Na Flórida, famosa por suas margens estreitas, todas as votações são importantes. Segundo o PRC, os democratas superam os republicanos entre os eleitores hispânicos registrados na Flórida, e essa diferença aumentou desde 2016. Este ano, cerca de 948.000 eleitores hispânicos estão registrados como democratas (representando cerca de 38% do total hispânico na Flórida), enquanto cerca de 640.000 estão registrados como republicanos (26% do total). Outros 880.000 hispânicos da Flórida estão registrados sem afiliação partidária (35% do total).

 

*Hispânico e latino são os termos usados nos Estados Unidos para classificar os americanos com origens nos países hispânicos da América Latina ou na Espanha e, em geral, incluem todas as pessoas que se autoclassificam como hispânico ou latino. O U.S. Department of Labor permite que portugueses e seus descendentes, incluindo os brasileiros, se declarem como hispânicos ou latinos se assim o desejarem, e essa escolha não pode ser contestada. Já o U.S. Department of Transportation e a U.S. Small Business Administration incluem explicitamente portugueses e seus descendentes na definição de hispânico. Fonte: wikipedia.