Brightline anuncia construção da rota de Orlando a Tampa em 2022

Por Arlaine Castro

A companhia vai construir uma estação dentro da Disney Springs.

O trabalho de construção da rota entre Orlando e Tampa da Brightline está planejado para começar em 2022, com uma meta de início de viagens em 2025. Antes disso, a companhia de transporte ferroviário de alta velocidade deve terminar a rota que liga o sul da Flórida à região central.

Michael Cegelis, vice-presidente executivo de infraestrutura ferroviária da Brightline, disse que estabeleceu esse cronograma durante uma reunião recente em que a Brightline estudaria possíveis operações compartilhadas em algumas das rotas com a ferrovia metropolitana de Orlando SunRail, relatou o Tampa Bay Business Journal.

Se a Brightline e a SunRail chegarem a um acordo, a Brightline usará as trilhas existentes da SunRail em parte de sua rota para chegar à Disney World, enquanto constrói uma faixa ao longo da Interstate 4 para chegar a Tampa.

Dessa forma, a SunRail ganharia a capacidade de chegar ao Aeroporto Internacional de Orlando através dos trilhos da Brightline. Chegar à Disney World tornou-se uma prioridade mais alta do que a rota de Tampa, desempenhando um papel na linha do tempo atual da empresa.

Sul da Flórida

Entre Orlando e West Palm Beach, a Brightline planeja lançar seu novo serviço de 170 milhas até o final de 2022. Em 3 de setembro, a empresa e funcionários do condado de Miami-Dade iniciaram a construção de uma estação em Aventura próximo ao Aventura Mall. A construção está prevista para terminar no outono de 2021.

Túnel

Próximo ao aeroporto de Orlando, a Brightline vai construir um túnel ferroviário em Cocoa, abaixo da Beachline Expressway, perto da US 1. A nova passagem subterrânea pré-moldada é composta por dois segmentos de concreto medindo 126 pés e 146 pés de comprimento, respectivamente - abrigando uma abertura de 42 pés de altura abaixo da Goldenrod Road. A instalação demorou 10 dias e está em finalização.

O túnel fica a nordeste do Aeroporto Internacional de Orlando e é um dos destaques da construção do projeto ferroviário leste-oeste de $ 550 milhões da Brightline, ligando o aeroporto a Cocoa.