Trump vence Biden nos principais colégios eleitorais da Flórida

Por Arlaine Castro

Os candidatos Joe Biden e Donald Trump levaram mais pessoas às urnas este ano nos EUA.

O presidente Donald Trump venceu o rival Joe Biden nos principais colégios eleitorais da Flórida, o maior campo de batalha da eleição de 2020.

Com uma estimativa de 91% dos votos contados às 10pm, a Associated Press totaliza Trump com 51,3% e Biden com 47,8%. 

O presidente sempre teve certeza de vencer a Flórida, que ele declarou ser seu estado natal no ano passado. Em 2016, Trump venceu por apenas 1,2 ponto percentual.
Miami-Dade

Biden teve um mau desempenho e Trump teve um desempenho especialmente bom em Miami-Dade, o maior condado do estado. Biden liderava Trump 54% para 45,8%. Isso elevou Biden em apenas 68.000 do condado de tendência democrata. Ele precisava de muito mais para uma vitória em todo o estado.
Embora Trump não tenha conquistado o condado, Biden teve um desempenho muito pior nele do que Hillary Clinton quatro anos atrás. Clinton obteve quase 64% dos votos há quatro anos.

“Ele fez um trabalho incrível com o voto hispânico”, disse o senador americano Rick Scott em uma entrevista na ABC. “Você olha para aqueles números de Miami-Dade e vê como essa coisa mudou completamente, essa corrida mudou completamente.”

Os líderes democratas professaram publicamente o otimismo, mas em particular estavam nervosos com as chances de Biden na Flórida nas últimas semanas.

Em Broward County, Biden teve 64,7% dos votos contra 34,5% para Trump. Biden estava com mais de 280.000 votos à frente no condado esmagadoramente democrata, mas não o suficiente para superar o desempenho de Trump no condado de Miami-Dade.

A participação eleitoral no condado de Broward atingiu 71,66%. A participação total em 2016 foi de 71,6%. Há mais eleitores registrados agora, então essa porcentagem significa muito mais votos lançados - 908.075 até agora - do que os 843.767 em 2016.

No condado de Palm Beach, Biden liderava Trump de 56,1% a 43%. Biden teve quase 98.000 votos a mais do que Trump no condado de Palm Beach.

Os condados de Broward, Miami-Dade e Palm Beach são a fonte da força democrática na Flórida. Sem uma exibição forte do sul da Flórida, nenhum democrata pode ganhar uma eleição estadual. A estratégia republicana não é vencer o sul da Flórida. Em vez disso, é para reunir eleitores suficientes para evitar que os democratas obtenham uma vantagem de comando dos três condados quando os votos em todo o estado são contados.

Os democratas tiveram uma ligeira vantagem nas cédulas de correio e nos primeiros votos dados antes do dia da eleição. A vitória depende de qual partido teve uma chance melhor de levar seus eleitores às urnas na terça-feira e qual candidato a maioria dos eleitores independentes / sem filiação escolherá. Com informações do Sun Sentinel. 

Acompanhe aqui a contagem na Flórida.