Miami-Dade elege sua primeira mulher como prefeita: Daniella Levine Cava

Por Arlaine Castro

Daniella Levine Cava é a primeira eleita sem raízes hispânicas desde 1990.

Daniella Levine Cava foi eleita prefeita de Miami-Dade na terça-feira, 3 - é a primeira mulher a ganhar o cargo e vitoriosa em uma campanha que derrubou o poder da demografia em favor da lealdade partidária em um condado onde democratas superam em número os republicanos.

Ela é a primeira candidata sem raízes hispânicas a ganhar uma corrida para prefeito de condado desde o início de 1990 e a primeira democrata desde 2000. Em duas semanas, ela substitui o atual prefeito, Carlos Gimenez, que ocupou o cargo por nove anos.

A comissária do condado de South Miami-Dade se posicionou como a escolha de seu partido na disputa oficialmente apartidária contra o colega comissário Esteban “Steve” Bovo Jr., um cubano-americano republicano que abraçou o presidente Donald Trump.

Sua vitória coroou um esforço de seis anos pelos democratas para usar suas vantagens de registro em Miami-Dade para virar cargos não partidários no condado, uma estratégia que começou quando Levine Cava destituiu um comissário republicano em 2014.

Ex-advogada e executiva sem fins lucrativos, Levine Cava, 65, fez campanha com o apoio financeiro e logístico sem precedentes do Partido Democrata e concorreu como uma campeã de causas progressistas.

Levine Cava liderou o opositor Bovo por uma margem substancial depois que mais de 1 milhão de votos iniciais e cédulas enviadas pelo correio antes do dia da eleição foram contados, uma separação entre os candidatos que se manteve estável durante a noite enquanto os distritos relatavam os resultados.

“Esta noite, com humildade e gratidão, tenho a honra de estar diante de vocês como a primeira prefeita do condado de Miami-Dade”, disse ela. “O teto de vidro de Miami-Dade foi quebrado.” Com informações do Miami Herald.