Eleitores latinos de Miami-Dade deram vitória a Trump na Flórida

Por Arlaine Castro

Trump reduziu seu déficit no condado mais populoso do estado.

O presidente Donald Trump derrotou Joe Biden no maior campo de batalha do país - a Flórida. De acordo com a Associated Press, os eleitores latinos, principalmente do condado de Miami-Dade, levaram Trump à vitória no estado.

A vitória de Trump na Flórida, que tem 29 votos no colégio eleitoral, abriu um caminho viável para os 270 que ele precisa para vencer a eleição, embora o resultado nacional da disputa permaneça em dúvida na manhã desta quarta-feira, 4, como vários outros estados importantes, como Pensilvânia, Wisconsin e Arizona continuando a contar as cédulas.

“A Flórida é muito importante, obviamente”, disse Trump durante uma aparição na sede do Comitê Nacional Republicano em Arlington, Virgínia, na terça-feira. “Eles gastaram centenas de milhões de dólares na Flórida. Mas o povo da Flórida sabe que eu os amo e eles me amam. ”

E nenhum condado da Flórida demonstrou mais amor a Trump do que Miami-Dade.

Biden teve um mau desempenho e Trump teve um desempenho especialmente bom em Miami-Dade, o maior condado do estado. Biden liderava Trump de 53,3% a 46%. Isso elevou Biden com apenas 83.353 votos do condado de tendência democrata logo após a 1h. Ele precisava de muito mais para uma vitória estadual.

Quatro anos depois de vencer a Flórida por 113.000 votos, apesar do condado de Miami-Dade, onde perdeu para a então indicada democrata Hillary Clinton por 30 pontos percentuais, Trump reduziu seu déficit no condado mais populoso do estado para um dígito. Essa reviravolta se traduziu em uma provável oscilação de mais de 200.000 votos, levando Trump a um desempenho que sua principal braço-direito da Flórida, Susie Wiles, chamou no Twitter de "uma boa e velha gritaria".

A campanha de Trump em Miami-Dade foi crucial para sua estratégia em um estado que nenhum candidato republicano perdeu e ainda conquistou a presidência desde 1924. A Flórida foi tão importante para Trump que ele começou a fazer campanha para sua reeleição aqui menos de um mês depois sendo empossado como presidente. Ele também mudou sua residência de Manhattan para Palm Beach no ano passado.

Para aumentar sua posição em seu estado natal recém-declarado, a campanha de Trump passou de ignorar amplamente os eleitores hispânicos em 2016 para torná-los o foco de sua campanha de 2020. Poucas semanas depois de sua posse, Trump começou a fazer aberturas aos cubano-americanos em Miami, revertendo a normalização das relações do ex-presidente Barack Obama com o governo comunista de Cuba e alertando sobre o espectro do socialismo chegando aos EUA.

O governador Ron DeSantis, aliado de Trump, fez a primeira grande proclamação pública de uma vitória de Trump. “Os eleitores da Flórida fizeram sua voz ser ouvida, entregando uma GRANDE VITÓRIA para o presidente”.