Fort Lauderdale pretende proibir copos de isopor nas praias e outros locais

Por Arlaine Castro

A proibição não se aplicaria apenas à praia, mas a outros locais públicos.

A proibição de copos e outros objetos de isopor pode estar chegando à praia e outros locais públicos de Fort Lauderdale - uma tentativa das autoridades locais de proteger o meio ambiente e a vida marinha.

Com a medida, cafés, refrigerantes e outras bebidas em copos de isopor serão proibidos na praia. Não será permitido levar as bebidas em qualquer recipiente de isopor.

A proibição não se aplicaria apenas à praia, mas aos parques, edifícios e campos de golfe e marinas de propriedade da cidade.  

Se a proibição for aprovada, as pessoas que transportam alimentos ou bebidas em objeto de isopor podem ser multadas entre US $ 100 e US $ 500.

Os infratores pela primeira vez receberiam um aviso. Depois disso, as multas começam em $ 100, depois vão para $ 200 pela terceira infração e $ 500 pela quarta infração.

Os comissários deram a aprovação inicial à proposta na noite de quinta-feira, 5, mas a proibição não entra em vigor até a votação final no final deste ano.

O vice-prefeito de Fort Lauderdale, Steve Glassman, cujo distrito inclui a praia, diz que recebeu reclamações de moradores sobre lixo e plásticos na areia.

“As pessoas estão sempre me perguntando sobre como limpar a praia”, disse ele antes da votação. “A maioria dos comentários que recebo do meu distrito é sobre como tentar proteger o meio ambiente.”

O isopor ou espuma plástica leva centenas de anos para se decompor, segundo especialistas, também foi proibido em Nova York, São Francisco, Hollywood, Dania Beach, Miami Beach e Deerfield Beach.

Atualmente, uma lei estadual aprovada em 2016 proíbe as prefeituras de proibirem objetos do material em restaurantes, lojas de conveniência, mercearias e outros negócios. Mas os condados da Flórida podem banir o materail de locais públicos, incluindo praias, parques e até mesmo ruas e calçadas.

Cat Uden, organizador da campanha do sul da Flórida para o grupo ambientalista Oceana, elogiou Fort Lauderdale por tomar medidas para proteger os cursos d'água da região.

“Os plásticos descartáveis estão sobrecarregando nossos aterros sanitários, obstruindo nossos cursos de água, poluindo nossos oceanos e acelerando as mudanças climáticas com gases de efeito estufa prejudiciais.

A poluição do plástico é uma crise em nossos oceanos, e temos que tomar medidas ousadas sempre que possível. ”

Todos os anos, mais de 17 bilhões de libras de plástico vazam nos oceanos e cursos d'água do mundo, disse Uden. Os plásticos duram anos no oceano e foram encontrados em todas as partes da cadeia alimentar, incluindo os frutos do mar que comemos. Com informações do Sun Sentinel.