Flórida se prepara para mais impactos da tempestade tropical ETA

Por Arlaine Castro

A tempestade atingiu a região de Florida Keys no final do domingo, 8.

As regiões sul e central da Flórida se preparam para mais impactos da tempestade tropical Eta, que já trouxe fortes chuvas e inundou as ruas de algumas cidades do estado no domingo, 8.

A tempestade atingiu a região de Florida Keys no final do domingo chegando em partes do sul da Flórida com fortes ventos e inundações sendo "potencialmente fatais", alertou o National Hurricane Center.

Eta deixou dezenas de mortos e mais de 100 desaparecidos no México e na América Central, e atingiu a costa em Lower Matecumbe Key, ao sul de Islamorada. Mas seu campo de vento é tão amplo, alcançando até 310 milhas do centro da tempestade, que continua produzindo chuvas fortes e ventos perigosos para os condados de Broward, Miami-Dade e Palm Beach.

"Na pista prevista, o centro de Eta passará perto ou sobre Florida Keys esta noite e no início da segunda-feira, e estará sobre o sudeste do Golfo do México na segunda e terça-feira", disse o NHC.

Na Flórida Central, o condado de Brevard estava sob vigilância de tempestade tropical e as aulas no condado foram canceladas nesta segunda-feira.

Ainda nesta segunda-feira, 9, o sul da Flórida experimentará ventos fortes, chuva e possibilidade de tornados. Um alerta de enchente está em vigor para a região na segunda-feira. Em alguns pontos como em Davie a água chegou na altura do joelho e houve inundações no centro de Fort Lauderdale, informou o Serviço Meteorológico Nacional.

O condado de Miami-Dade enfrenta o maior perigo, embora a região em risco se estenda por Broward e condados do sudeste de Palm Beach, de acordo com o National Weather Service.

Na manhã desta segunda-feira, mais de 22.000 residências estavam sem energia elétrica, a maioria no condado de Broward, seguida por Miami-Dade e Palm Beach, de acordo com a Florida Power & Light.

Moradores do bairro de Melrose Manors, a oeste do centro de Fort Lauderdale, próximo ao Broward Boulevard estão sem energia.

Às 7h desta segunda-feira, a tempestade estava produzindo ventos de 65 mph, com seu centro localizado a cerca de 55 milhas a oeste-noroeste de Dry Tortugas e 80 milhas a oeste-noroeste de Key West, de acordo com a última atualização do National Hurricane Center.

A tempestade ainda está projetada para atingir força de furacão, com ventos de 75 mph, quando atingir o Golfo do México. A vigilância de furacões foi cancelada hoje para o condado de Miami-Dade, e os condados de Broward e Palm Beach permaneceram sob alerta de tempestade tropical.

O sul da Flórida pode esperar pelo menos 6 a 9 polegadas de chuva até a manhã de terça-feira, com meteorologistas alertando que a região enfrenta um alto risco de inundações.

Serviços interrompidos

O distrito escolar do condado de Broward cancelou os planos de aulas online nesta segunda-feira, depois que a Florida Power & Light alertou sobre a probabilidade de falta de energia generalizada. Escolas e escritórios administrativos estarão fechados hoje.

Tanto pessoalmente quanto o My School Online foram cancelados nos condados de Palm Beach e Miami-Dade. Além disso, todos os escritórios do distrito escolar no condado de Palm Beach estarão fechados, anunciou o superintendente Robert Fennoy no domingo à tarde.

O serviço de ônibus do Condado de Broward será retomado ao meio-dia de hoje. Com informações do Sun Sentinel e The Weather Channel.