Tempestade tropical Eta causa fortes enchentes no sul da Flórida

Por Arlaine Castro

Em Miami, vários carros ficaram parados no cruzamento da Southeast 12th Terrace com a Brickell Avenue.

Inundações graves foram vistas em diversos pontos dos condados do sul da Flórida nesta segunda-feira, 9, por causa da passagem da tempestade Eta que segue em direção ao Golfo do México.

Cidades de Broward, Miami-Dade, Palm Beach e Monroe ficaram intransitáveis. A tempestade tropical causou fechamento de escolas, estabelecimentos e lojas na região.

O mercado popular de Lauderhill Swap Shop localizado ao longo da 3291 W. Sunrise Blvd., teve que fechar suas portas para os clientes depois que toda a propriedade acabou cercada por enchentes. Parecia mais um lago do que um estacionamento, segundo os vendedores.

Toda a propriedade podia ser vista coberta por água parada. As lojas ficaram inundadas. “Não dá para trabalhar hoje por causa dessa surpresa, por causa dessa água”, disse um funcionário ao Local 10. “Choveu bastante ontem à noite e ficamos chocados. Não podemos entrar em nossa loja. ”

O prefeito de Fort Lauderdale, Dean Trantalis, disse que foi um evento de chuva de 100 anos, encharcando as ruas já saturadas.

Em Miami, vários carros parados cercaram o cruzamento da Southeast 12th Terrace com a Brickell Avenue. A área fica a apenas um quarteirão de distância da Biscayne Bay e normalmente enfrenta inundações, mas a de hoje foi ainda mais significativa do que o normal devido à tempestade tropical.

A CBS Miami informou que um caminhão-reboque ficou pendurado na saída elevada da Palmetto Expressway, em Miami, na manhã desta segunda-feira, informou a Patrulha Rodoviária da Flórida. O motorista perdeu o controle da estrada escorregadia pela chuva e sofreu ferimentos leves.

Os bombeiros retiraram uma pessoa de um carro que entrou em um canal na noite de domingo em Lauderhill, ao norte de Miami. O paciente foi hospitalizado em estado crítico, de acordo com um comunicado do Lauderhill Fire.

Em entrevista coletiva, o prefeito de Miami, Francis Suarez, confirmou que a cidade recebeu cerca de 50 ligações pela manhã devido ao Eta e que cerca de 1.620 residentes ainda estavam sem energia desde as 11 da manhã, dos cerca de 11.220 residentes que estavam inicialmente sem energia.

De acordo com o prefeito, foram registradas árvores derrubadas em algumas áreas, principalmente no bairro de Edgewater.

O centro de Eta atingiu a terra no final do domingo, quando passou por Lower Matecumbe, no meio da cadeia de pequenas ilhas que formam Florida Keys. Ele estava entrando no Golfo do México nesta segunda-feira, próximo ao ponto em que os Everglades se encontram com o mar, com ventos máximos de 65 mph. Estava centrado ao sul de Naples, movendo-se para oeste-noroeste a 13 mph.

Meteorologistas disseram que ele pode se intensificar novamente e se tornar um furacão de categoria 1 à medida que se move lentamente para cima na costa sudoeste do Golfo, enquanto despeja grandes quantidades de água no terço inferior da península da Flórida.

Na semana passada, o Eta atingiu inicialmente a Nicarágua como um furacão de categoria 4 e causou estragos do México ao Panamá. O número oficial de mortos totalizou pelo menos 68 pessoas, mas outras centenas estão desaparecidas e milhares estão em abrigos. 

O National Hurricane Center está monitorando mais dois distúrbios que têm chance de se transformar em depressões ou tempestades tropicais.