Cidades da Flórida se recuperam após inundações pela tempestade tropical Eta

Por Arlaine Castro

Em Fort Lauderdale e Miami, ruas e avenidas ficaram intransitáveis.

A tempestade tropical Eta está a oeste de Cuba nesta terça-feira, 10, depois de se afastar do sul da Flórida, onde desencadeou um dilúvio que inundou bairros inteiros e encheu algumas casas com água subindo acima do joelho.

As fortes chuvas danificaram um dos maiores locais de teste de COVID-19 do estado, no Hard Rock Stadium do condado de Miami-Dade, disseram as autoridades. Durante toda a pandemia, tem sido um dos lugares mais movimentados para as pessoas obterem o diagnóstico de coronavírus. O local estava previsto para ficar fechado até quarta ou quinta-feira. Pelo menos sete outros locais de teste estaduais deveriam permanecer fechados nesta terça-feira.

No bairro de Melrose Park, em Fort Lauderdale, a água estava drenando muito lentamente, deixando as estradas ainda intransitáveis nesta terça-feira.

Um total de 23 escolas públicas em Broward County fizeram a transição para o ensino online nesta terça-feira. 

O governador da Flórida, Ron DeSantis, disse no Twitter que os moradores devem monitorar a tempestade nos próximos dias. "Embora tenha se afastado da costa, Eta ainda pode trazer condições perigosas para a Costa do Golfo no final desta semana ", tuitou.

A 28ª tempestade nomeada de uma temporada recorde de furacões foi a primeira este ano a atingir a costa da Flórida. E agora uma 29ª tempestade com o mesmo nome se formou sobre o Atlântico norte: Theta tomou forma na segunda à noite, batendo o recorde estabelecido em 2005, quando os furacões Katrina, Rita e Wilma atingiram a costa do Golfo.

Depois de atingir a Nicarágua como um furacão de categoria 4 e matar mais de 100 pessoas do México ao Panamá, o Eta causou chuvas torrenciais em Cuba e no sul da Flórida antes de se mudar para o Golfo do México. Sem fortes ventos de direção para guiar seu caminho, a tempestade se dirigiu para oeste novamente em um padrão de curva S reversa incomum.

A chuva também continua caindo nesta terça-feira em alguns pontos no sul da Flórida, onde se espera um acúmulo de até 23 polegadas de água, segundo o canal KBTX.

Eta atingiu a terra no final do domingo em Lower Matecumbe Key em seu caminho para o Golfo do México, e despejou água em bairros densamente povoados de Monroe a condados de Palm Beach.
Não houve mortes registradas na Flórida, ao contrário da América Central e do México, onde o número de mortos estava aumentando.