Eta se transforma em furacão novamente e se direciona para a Flórida

Por Arlaine Castro

A tempestade tropical Eta se fortaleceu para furacão de categoria 1 na manhã desta quarta-feira, 11, perto da costa do sudoeste da Flórida.

A tempestade tropical Eta se fortaleceu para furacão de categoria 1 na manhã desta quarta-feira, 11, perto da costa do sudoeste da Flórida e mantém ventos máximos sustentados em torno de 75 mph enquanto se dirige para a região central do estado.

Avisos de tempestade tropical foram emitidos para os condados de Marion, Sumter, Lake e Polk. Alertas de tempestade tropical foram emitidos para os condados de Flagler e Volusia.

Um alerta de furacão está em vigor para:
*  Anna Maria Island a Yankeetown

Um aviso de tempestade tropical está em vigor para 
* Dry Tortugas
* Bonita Beach ao Suwannee River Florida. 

De acordo com o NHC, Eta se aproximará da costa centro-oeste da Flórida nesta quarta-feira à noite e se moverá para o interior na quinta. Espera-se que o furacão se mova para o Atlântico na quinta-feira ou no início da sexta-feira.

Na quinta-feira, uma "onda de tempestade com risco de vida" pode ocorrer em partes da costa do Golfo da Flórida, de Bonita Beach ao Steinhatchee River, incluindo Tampa Bay e Charlotte Harbor, disseram os meteorologistas.

Os meteorologistas do National Hurricane Center em Miami emitiram um alerta de furacão para um trecho de 120 milhas que inclui Tampa e São Petersburgo. De acordo com boletim do National Hurricane Center, Eta deve enfraquecer novamente antes de atingir o continente e deve se mover pelo nordeste da Flórida como uma tempestade tropical ou depressão tropical.

Eta estava a cerca de 130 milhas a oeste-sudoeste de Fort Myers na manhã de quarta-feira e movendo-se a 15 mph.

O NHC disse que "uma tempestade com risco de vida" é possível na quinta-feira, e meteorologistas aconselharam os residentes a prestar atenção aos avisos das autoridades locais. Ventos com força de tempestade tropical são esperados na área até o final desta quarta-feira.

As previsões apontam para mais chuva do sistema de tempestades em partes do já encharcado sul da Flórida.

Eta é a 28ª tempestade nomeada da temporada de furacões no Atlântico. A tempestade atingiu o Golfo do México desde que cruzou o sul da Flórida no último domingo e se voltou para a Flórida novamente.