Tempestade tropical Eta atinge a costa da Costa do Golfo da Flórida

Por Arlaine Castro

A Tempestade Tropical Eta atingiu o continente na manhã desta quinta-feira, 12, perto de Cedar Key, na costa do Golfo da Flórida.

A tempestade tropical Eta atingiu a costa da Costa do Golfo da Flórida na manhã desta quinta-feira, 12, perto de Cedar Key, e se move pelo norte da Flórida. 

Eta atingiu a terra por volta das 4:20 da manhã com ventos de 50 mph e movendo-se a 13 mph, de acordo com o National Hurricane Center. Os ventos com força de tempestade tropical de Eta se estendem por mais de 115 milhas. A previsão é que o sul da Flórida receba mais chuva das faixas externas da tempestade.

Um adicional de 1 a 3 polegadas de chuva é esperado em partes da Península da Flórida até hoje, trazendo o acúmulo total de chuva isolada do sul da Flórida de Eta na faixa de 20 a 25 polegadas, disseram os especialistas.

Os meteorologistas esperam que o Eta atravesse o estado nesta quinta-feira, então é possível que a costa leste dos EUA, de Daytona Beach à Geórgia, possa ver condições de tempestade tropical nas próximas 36 horas ou mais. Um alerta de tempestade tropical permanece em vigor desde os limites entre Flager / Volusia County ao norte até St. Andrews Sound na Geórgia.

O Eta tem potencial para uma tempestade perigosa de até 4 pés que pode ocorrer em qualquer lugar do meio de Longboat Key ao Rio Suwannee, incluindo Tampa Bay, disseram os meteorologistas. A área está sob alerta de tempestade.

Um alerta de tempestade tropical está em vigor na Costa do Golfo da Flórida, do norte do Suwannee River ao Aucilla River.

O governador Ron DeSantis expandiu sua declaração de estado de emergência para adicionar condados da Costa do Golfo e centro-norte da Flórida à lista desde o impacto inicial da tempestade no sul da Flórida.

Agora inclui Alachua, Broward, Citrus, Collier, Dixie, Gilchrist, Hendry, Hernando, Hillsborough, Lee, Levy, Manatee, Marion, Martin, Miami-Dade, Monroe, Palm Beach, Pasco, Pinellas, Sarasota e condados de Sumter.

O Aeroporto Internacional de Tampa retomou as operações normais. Os passageiros devem verificar o status do voo com suas companhias aéreas.

O sul da Flórida também pode experimentar marés gigantes, as marés altas sazonais que podem inundar os bairros costeiros, já nesta quinta-feira.

Na manhã desta quinta-feira, Eta estava a 10 milhas a oeste de Gainesville, movendo-se a 13 mph. Seus ventos máximos sustentados caíram para 45 mph.

De acordo com a previsão do NHC, no final da sexta-feira espera-se que Eta tenha enfraquecido enquanto segue para o Atlântico.

O desembarque desta quinta-feira é o quarto do Eta, que atingiu Florida Keys no final do domingo, Cuba no início do domingo e na Nicarágua em 4 de novembro como um furacão de categoria 4.