Carros voadores em Orlando? A cidade terá o primeiro hub para táxis aéreos dos EUA

Por Arlaine Castro

O Vertiport ficará próximo ao Aeroporto Internacional de Orlando.

Os céus de Orlando poderão muito bem se parecer com o desenho "Jetsons" daqui a alguns anos. Isso porque a cidade terá o primeiro hub para táxis voadores dos Estados Unidos até 2025 e um modelo de aeronave especial já está sendo desenvolvida.

O anúncio do empreendimento foi realizado na quarta-feira, 11, e espera-se que o Vertiport, como foi chamado, ajude os residentes a fugirem dos congestionamentos das rodovias, com o a I-4.

É o primeiro projeto do tipo no país, voltado a desenvolver a primeira rede de mobilidade aérea urbana e regional da América até 2025, e atenderá Orlando, Tampa e áreas próximas.

O local será uma espécie de aeroporto. Nele, os carros voadores - a aeronave terá decolagem vertical, com cinco lugares e vai funcionar totalmente elétrica, com energia suficiente para voar até 186 milhas em uma hora de carregamento, segundo os responsáveis - poderão decolar verticalmente a partir do hub baseado no solo.

O Vertiport será instalado na comunidade planejada Lake Nona, que fica próxima ao Aeroporto Internacional de Orlando.

O empreendiemnto é resultado de uma parceria entre a Tavistock Development Company, a cidade de Orlando e a Lillium Aviation - empresa alemã de veículos voadores- que estão avançando com um plano para levar uma "rede de mobilidade aérea elétrica de alta velocidade" para Orlando daqui a cinco anos.

Para a construção do centro de transporte, a Lilium recebeu um grande sinal verde na última segunda-feira, 9, quando o Conselho Municipal aprovou mais de $ 800.000 em incentivos fiscais para a empresa, conforme relatado pelo Orlando Business Journal.

Estima-se que deverão ser investidos pelo menos US$ 25 milhões ao todo, com subsídios da principal incorporadora imobiliária da área, a Tavistock Development Company, sediada nas Bahamas.
E a Lilium não para por aí. A empresa de aviação planeja fazer deste vertiport um hub para uma rede de transporte futurística em todo o país nos próximos anos.

"O estabelecimento de Lilium de seu primeiro serviço aéreo nos EUA em Lake Nona é uma adição inovadora às opções de viagem para nossos residentes e visitantes", disse Tim Giuliani, presidente e CEO da Orlando Economic Partnership, em um comunicado à imprensa. “A tecnologia revolucionária de transporte aéreo da empresa posiciona Orlando na liderança do país em mobilidade aérea regional.”

Apesar de as aeronaves da Lilium ainda estarem em fase de desenvolvimento, já se sabe que elas exigirão a aprovação da Administração Federal de Aviação, sendo elas supervisionadas pela própria agência. “A FAA é a autoridade reguladora sobre todas as atividades de voo nos Estados Unidos, incluindo aeronaves de mobilidade aérea urbana”, afirmou a FAA em comunicado. “A agência está nos estágios preliminares de trabalho com esses candidatos e continuará a se envolver com eles enquanto trabalham para atender aos padrões de certificação”, acrescentou.  Com informações do Orlando Weekly.