Furacão Iota, o 13º da temporada, pode atingir categoria 5 no Atlântico

Por Gazeta Brazilian News

Iota se transformou em um poderoso furacão de categoria 4 com ventos de 155 mph, ao longo da costa do nordeste da Nicarágua e leste de Honduras.

O furacão Iota, o 13º furacão desta temporada, está ganhando força e tem potencial para se tornar um furacão devastador de categoria 5 antes de sua chegada prevista para o nordeste da América Central, disse o National Hurricane Center nesta segunda-feira, 16.

Iota se transformou em um poderoso furacão de categoria 4 com ventos de 155 mph, segundo boletim das 7 horas da manhã desta segunda, e está previsto para atingir a terra de forma catastrófica ao longo da costa do nordeste da Nicarágua ou leste de Honduras ainda na noite de hoje.

Ele estava cerca de 145 milhas a sudeste da fronteira entre Nicarágua e Honduras, movendo-se para oeste a 16 km / h, a partir das 7h de segunda-feira. Seus ventos com força de tempestade tropical em expansão se estendem por 150 milhas.

O furacão deve trazer tempestades com risco de vida de 12 a 18 pés para a região, onde os avisos de furacão e tempestade estão em vigor. Inundações e chuvas de 8 a 16 polegadas - com totais isolados de 20 a 30 polegadas - também estão previstas em Honduras, norte da Nicarágua, Guatemala e sul de Belize, disse o NHC em seu último comunicado.

Mais forte da temporada 2020

Com base em seus ventos máximos sustentados de 155 mph, Iota é agora também “o furacão mais forte da temporada do Atlântico de 2020”, de acordo com o Weather Channel. 

Iota também é "o único (o) segundo furacão no Atlântico a atingir a intensidade da Categoria 4 no final da temporada atual registrada", de acordo com o meteorologista da Universidade Estadual do Colorado, Phil Klotzbach.

Lembrando que a temporada termina no dia 30 de novembro. Apenas o ano de 2005 registrou mais furacões, 15 ao todo, acrescentou Klotzbach.

Essa mesma área pela qual segue o furacão foi devastada pelo furacão Eta em 3 de novembro, que atingiu a costa da Nicarágua, perto de Honduras, na força de categoria 4. A tempestade trouxe inundações mortais e ondas de tempestade. Pelo menos 120 pessoas foram mortas, de acordo com a Associated Press.

Nomeado após a nona letra do alfabeto grego, Iota, não deve tomar o mesmo caminho para o norte que Eta fez antes de chegar à Flórida no início desta semana. Pode, no entanto, viajar para o Oceano Pacífico, tornando-se uma rara tempestade de passagem que é renomeada.

Os meteorologistas esperam que o furacão enfraqueça rapidamente após o landfall e se dissipará no final desta semana.

A temporada de furacões de 2020 se tornou a mais agitada da história quando a tempestade tropical Theta se formou em 9 de novembro. E a tempestade tropical Eta se tornou a primeira tempestade da temporada de furacões de 2020 a atingir a costa da Flórida na semana passada. Com informações do The Weather Channel e Sun Sentinel.