Barcos com imigrantes são interceptados perto de Mar-a-Lago, residência de Trump em Palm Beach

Por Arlaine Castro

Resort Mar-a-Lago na Flórida de propriedade de Donald Trump.

As autoridades migratórias dos EUA interceptaram na última segunda-feira, 16, mais dois barcos com imigrantes, na maioria haitianos, que tentavam entrar nos Estados Unidos ilegalmente perto da costa no condado de Palm Beach, norte de Miami.

Desta vez, 24 imigrantes foram detidos. Um dos barcos foi imobilizado perto do clube Mar-a-Lago, na cidade de Palm Beach, propriedade do Presidente Donald Trump, informou John R. Modlin, chefe da Patrulha fronteiriça no setor de Miami.

O mesmo responsável disse que os nove tripulantes da embarcação foram detidos e que dois deles, provenientes das Bahamas, enfrentam acusações criminais.

Modlin assinalou que este é o segundo caso de tráfico de pessoas perto das costas de Palm Beach em dois dias, ao recordar que no domingo foram interceptados outros 15 imigrantes, 14 provenientes do Haiti.

Os imigrantes que enfrentam acusações criminais de tráfico de pessoas foram entregues ao gabinete de Alfândegas e proteção fronteiriça (CBP) dos Estados Unidos, enquanto os restantes foram repatriados para os seus países.

Desde 01 de outubro de 2019, o início do ano fiscal 2020, o CBP e a Guarda Costeira norte-americana interceptaram mais de 2.500 imigrantes haitianos que tentaram ingressar ilegalmente nos Estados Unidos.

No ano fiscal anterior, 3.499 migrantes do país citado foram interceptados no mar, junto ao estreito da Flórida, e no oceano Atlântico.

A Guarda Costeira advertiu que estas operações ilegais são extremamente perigosas, pelo fato de o clima e das condições do mar se alterarem drasticamente e com frequência.

Foi ainda assinalado que as embarcações em que esses imigrantes geralmente viajam não possuem os equipamentos de segurança necessários na eventualidade de um naufrágio. Com informações da Agência Lusa.