Covid-19: Flórida, Texas e Dakota do Sul recusam lockdown apesar de aumento de casos

Por Arlaine Castro

As hospitalizações pela COVID-19 aumentaram 25% nas últimas duas semanas e mais de 35% nos últimos 30 dias, segundo a Agency for Health Care Administration.

Os governadores do Texas, Flórida e Dakota do Sul disseram não ter planos de fecharem seus estados com uma nova onda de casos de coronavírus varrendo o país.

Ron DeSantis disse que não vai ordenar o fechamento porque não quer "prejudicar famílias que não podem pagar por abrigos por mais seis semanas", de acordo com um comunicado que seu escritório enviou à estação local WPEC . "Especialmente para um vírus que tem uma taxa de sobrevivência de 99,8%."

Flórida

Até esta sexta-feira, 20, 17.889 pessoas foram mortas em decorrência do vírus no estado, que registrou mais 10.105 casos positivos no domingo, o maior número desde julho. Nesta sexta-feira, 20, foram relatados mais 9.085 novas pessoas cujos resultados deram positivo - o segundo maior número de novos casos neste mês.

De acordo com a atualização diária do estado, o número total de casos na Flórida é agora de 923.418. O sul da Flórida continua sendo a região com mais casos no estado, com 3.410 novos casos em 24 horas relatados na quinta-feira.

O senador republicano Rick Scott disse em um comunicado nesta sexta-feira de manhã que testou positivo para a Covid-19.

Não somente os casos, mas as internações também estão aumentando na Flórida, com hospitais recebendo mais pacientes nas últimas semanas. Nesta sexta-feira, 3.439 floridianos estavam hospitalizados para um diagnóstico primário de COVID-19; no total, 53.091 foram hospitalizados para tratamento em algum momento.

Um total de 8.039.800 residentes foram testados no estado até esta sexta-feira - pouco mais de um terço da população do estado - de acordo com o Departamento de Saúde da Flórida.

Texas

O governador do Texas, Greg Abbott, disse em uma entrevista na quinta-feira que não haverá "mais bloqueios" no estado e que ele quer se concentrar em "trabalhar para curar aqueles que têm Covid" para que possam deixar os hospitais e voltar ao normal suas rotinas, relatou o Texas Tribune.

Um porta-voz do governador disse à NBC News na quarta-feira que o plano da Abbott para desacelerar a disseminação do vírus vai depender de "métricas de hospitalização baseadas em dados usadas por médicos e especialistas médicos".

Na última quarta-feira, 18, o Texas tinha mais de 1,1 milhão de casos e 20.274 mortes relacionadas ao coronavírus, de acordo com dados compilados pela NBC News, e o estado registrou um aumento de 47% nos casos nos últimos 14 dias.

Dakota do Sul

A governadora de Dakota do Sul, Kristi Noem, tem sido muito crítica com relação aos bloqueios e reiterou sua posição em um tweet na semana passada.

“Já sabemos que os bloqueios NÃO impedem a disseminação do vírus. No entanto, eles destroem pequenos negócios e empregos, e dificultam que as famílias coloquem comida na mesa”, escreveu ela.

O Departamento de Saúde da Flórida abriu um Call Center COVID-19 no número 1-866-779-6121. Os agentes responderão a perguntas 24 horas por dia. As perguntas também podem ser enviadas para covid-19@flhealth.gov. As respostas por e-mail serão enviadas durante o horário do call center.