Aeroportos da Flórida esperam milhares de passageiros durante o Thanksgiving

Por Arlaine Castro

Passageiros aguardam em fila do Aeroporto Internacional de Orlando.

Com a aproximação do feriado de Thanksgiving (Dia de Ação de Graças) no dia 26 de novembro, os aeroportos da Flórida se preparam para milhares de passageiros circulando pelos terminais, apesar da pandemia da Covid-19 ainda em andamento e com alta de hospitalizações nas últimas semanas no estado.

As preocupações das autoridades de saúde são de que o tráfego pesado leve a um aumento ainda maior nos casos de coronavírus. Mas as recomendações do Centro de Controle e Prevenção de Doenças para evitar viagens não vão impedir que milhares de passageiros de diversos estados circulem nesta semana. São esperados 50% a menos do que no ano passado, mas mesmo assim, um movimento considerado grande para um país em pandemia.

O Aeroporto Internacional de Orlando disse que espera cerca de 90.000 passageiros passarem até no domingo pós-feriado. Esse montante é cerca de metade do número de um ano atrás. 

A fiscalização continua quando se trata de distanciamento social e precauções de segurança, como o uso da máscara, disse o CEO da Greater Orlando Aviation Authority, Phil Brown.

No Aeroporto Internacional de Miami, as autoridades previram que 52 mil pessoas viajariam todos os dias durante o feriado. Os números reais agora devem estar na faixa de 60 mil. No domingo antes do Dia de Ação de Graças do ano passado, 127 mil passaram pelo MIA, este ano foram 62 mil.

Já no Aeroporto Internacional de Tampa, entre 47.000 e 49.000 passageiros devem passar todos os dias, segundo as autoridades do aeroporto.

Em todo o país, na sexta e no sábado, o TSA fez mais de 2 milhões de rastreamentos nos aeroportos, o maior total de dois dias desde meados de março. No domingo, mais de um milhão de pessoas viajaram no país.

De acordo com os dados do Departamento Estadual de Saúde, a Flórida viu um aumento do coronavírus desde o início de outubro, com a tendência de novos casos diários mais alta do que em meados de agosto.

Nesta segunda-feira, 23 de novembro, a Flórida registra um total de 938.414 casos confirmados, 54.067 hospitalizações e 18.214 mortes pela doença.

Pelo menos 6.932.788 pessoas foram testadas no estado desde o início da pandemia, informa o departamento.

Nesta segunda-feira, pelo menos 47 dos 67 condados da Flórida estão na zona "vermelha", com uma média de 25 ou mais casos por 100.000 pessoas.