Polícia de Miami Beach volta a aplicar multas por falta de uso de máscara

Por Arlaine Castro

Quem se recusar a usar a máscara, será multado em $50.

A cidade de Miami Beach vai voltar a aplicar sua ordem de uso obrigatório de máscara como medida preventiva à COVID-19 a partir desta quarta-feira, 25. Quem se recusar a usar, pode ser multado em $ 50.

A cidade autorizou a polícia a recomeçar a emitir multas para qualquer pessoa que se recuse a usar uma cobertura facial antes do Dia de Ação de Graças e durante o final de semana.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, estendeu na terça-feira, 24, sua ordem executiva que proíbe os governos locais de impor ordens de uso obrigatório de máscara e de aplicarem multas em caso de não cumprimento. Mas mesmo assim, as autoridades locais podem aplicar medidas que acharem necessárias no combate à pandemia enquanto a declaração de estado de emergência estivr em vigor.

O prefeito Jimmy Morales detém poderes de decisão unilaterais concedidos a ele pela comissão durante o estado de emergência da cidade e autorizou a mudança na política. Ele disse acreditar que fazer cumprir a ordem mesmo em uma capacidade limitada deve encorajar um comportamento seguro durante um período em que os feriados ameaçam piorar o aumento de casos de COVID-19 no condado de Miami-Dade e em todo o país.

"Acreditamos que essas ordens têm sido um dos principais motivos pelos quais nossa taxa de vírus caiu após o aumento mortal que se seguiu à sua última reabertura", disse o prefeito.

As notificações acarretarão multa de $ 50, a serem recolhidas quando legalmente permitidas. A polícia aplicará a ordem em corredores comerciais de toda a cidade. “Avaliaremos a eficácia do esforço neste fim de semana para determinar se e como continuar com as citações individuais”, disse uma porta-voz da cidade em um comunicado.

Uma ordem do governador emitida em 25 de setembro suspendeu a cobrança de multas e penalidades associadas à COVID-19 e aplicadas a indivíduos, enfraquecendo as ordens locais de uso obrigatório de máscara.

Os condados de Broward e Miami-Dade determinam o uso de máscaras em público, mas os inspetores de Broward não têm emitido notificações a indivíduos, aplicando restrições mais em empresas, disse um porta-voz.

Em Miami-Dade, a polícia continua a cumprir a obrigatoriedade da máscara em todo o condado, embora os policiais não tenham emitido uma única notificação em novembro. A polícia atribui o declínio das multas à mudança de hábitos dos residentes, e não à redução da fiscalização.

A Flórida tem sido um ponto quente do COVID-19, com quase 1 milhão de pessoas infectadas pelo vírus desde o início da pandemia em março. Após um declínio de meses de seu enorme pico de verão no surto, o estado viu uma escalada em meados do outono em casos de COVID-19 e hospitalizações. Com informações do Miami Herald.