Vacina x Placebo: como são feitos os testes?

Por

No geral, os testes da vacina são duplo-cego, ou seja, metade dos voluntários recebem a vacina e a outra metade recebe placebo. Nem os médicos e nem os voluntários sabem qual dose foi aplicada. Quando o número almejado de infectados forem alcançados (geralmente 61), os estudos vão ser abertos e vai ser possível analisar quantos dos que testaram positivo receberam a vacina. E é essa a porcentagem que vai indicar o nível de eficácia do imunizante — acima de 50% ela já se mostra muito eficiente, de acordo com cientistas. Se com 61 casos de Covid-19 não for possível demonstrar a eficácia, é preciso esperar 151 positivos.

Previsão

Nos Estados Unidos, a FDA, agência que regula a distribuição de medicamentos e alimentos no país, deve se pronunciar sobre a autorização de uso de emergência da Pfizer depois que um comitê de aconselhamento de especialistas se reunir para debater a vacina no dia 10 de dezembro.

No Brasil, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que produzirá as doses da Coronavac no país, prevê a vacinação de 136,5 milhões de pessoas em 2021. Ainda falta a liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas a intenção é de que as doses comecem a ser aplicadas até março.