Uso de câmera por alunos será obrigatório durante aulas virtuais em Broward

Por Arlaine Castro

A nova política foi aprovada pelo Conselho Escolar do condado.

Começando esta semana, os alunos que estão aprendendo remotamente na maioria das escolas de Broward deverão obrigatoriamente ligar suas câmeras durante as aulas, ou correrão o risco de ganharem faltas.

Alguns professores já cobravam isso dos alunos, mas não era obrigatório. A nova política, aprovada na semana passada pelo Conselho Escolar, foi pensada para tornar os alunos mais engajados nas aulas, reduzir a chance de fingirem que estão assistindo e garantir que eles estejam realmente na aula.

“É muito difícil ter um relacionamento com os alunos se você não puder vê-los”, disse Debra Hixon, que era a coordenadora da South Broward High em Hollywood antes de ser eleita para o Conselho Escolar este mês.

Mas o plano encontrou resistência de alguns que dizem que ele invade a privacidade dos alunos, torna o software de videoconferência mais lento e pode penalizar os alunos que têm computadores abaixo da média ou conexão com a Internet ruim.

As autoridades distritais dizem que os alunos podem usar planos de fundo virtuais ou montados se não quiserem que as pessoas vejam dentro de suas casas. Aqueles que não têm câmeras em seus computadores domésticos podem pegar emprestado um laptop do distrito escolar. Os professores também são solicitados a acomodar alunos que estão tendo problemas técnicos com suas câmeras ou conexão.

O requisito de câmera é a última grande mudança que Broward fez no aprendizado remoto, que começou em março devido à pandemia COVID-19. Inicialmente, os professores apenas colocavam aulas, trabalhos de casa e testes online para os alunos completarem por conta própria. Após reclamações sobre a qualidade do ensino, o distrito exigiu o ensino ao vivo por meio de software de videoconferência quando o novo ano letivo começou em agosto.

Broward é o segundo distrito escolar do sul da Flórida a exigir que os alunos liguem as câmeras. As escolas de Miami-Dade tornaram o uso de câmeras obrigatório quando reabriram as escolas em agosto. O condado de Palm Beach não tem uma política para todo o distrito, embora alguns professores e administradores tenham dito aos alunos que eles devem usar câmeras durante as aulas.

As escolas estão abertas para aprendizagem presencial desde meados de outubro, mas 74% dos alunos ainda optaram por aprender remotamente. Os professores agora instruem simultaneamente os alunos que aprendem em casa e na sala de aula. Com informações do Sun Sentinel.