Criança sobrevive após cair de prédio em Miami

Por Arlaine Castro

A criança não se machucou com gravidade porque uma palmeira ajudou a diminuir a velocidade da queda. (Foto ilustrativa).

Uma menina de 2 anos está em quadro estável após cair de uma janela do quarto andar de um prédio de apartamentos em Miami, confirmaram as autoridades.

O incidente ocorreu por volta das 7h30 desta segunda-feira, 30, na área de Southwest Eighth Street e 27th Avenue, no bairro de Little Havana da cidade. O prédio tem cerca de 20 andares.

O capitão do Miami Fire Rescue, Ignatius Carroll, disse que a criança foi poupada de ferimentos piores porque uma palmeira ajudou a diminuir a velocidade da queda e ela caiu em arbustos.

A menina foi levada para o Hospital Jackson Memorial após o incidente.

Nenhum outro detalhe foi divulgado imediatamente. Ainda não está claro o que a levou à queda e a polícia abriu investigação, segundo o jornal Local 10. 

Incidentes e cuidados

Todos os anos, nos Estados Unidos, 15 a 20 crianças com menos de 11 anos morrem e quase 15.000 ficam feridas devido a quedas de janelas, segundo a organização Cincinnati Children’s.

As quedas de janela tendem a ocorrer em bairros de baixa renda, com deterioração do alojamento, construção insatisfatória de janelas e ausência de ar-condicionado. “Quedas de janela são uma das principais causas de ferimentos e morte em crianças, especialmente aquelas que vivem em áreas urbanas”, diz Wendy Pomerantz, MD, um médico de medicina de emergência da Cincinnati Children’s.

Crianças que vivem em prédios de apartamentos caem das janelas a cinco vezes a taxa de crianças que vivem em outros tipos de casas. A altura da queda, a taxa da queda, a força do impacto e a superfície em que a criança cai influenciam a gravidade das lesões. Quanto maior a altura da queda, maior a taxa de mortalidade.

Dicas das autoridades para proteger as crianças de quedas de janelas:

-Nunca coloque o berço ou cama de um bebê ao lado de uma janela;
-Nunca dependa somente de telas como proteção. As telas não são projetadas para evitar quedas;
-Proteja as janelas com materiais específicos e próprios, como grades, que impedem que as crianças caiam mesmo se a janela estiver aberta. Nesse modelo, os batentes da janela impedem que as janelas se abram mais do que alguns centímetros.

-Esteja sempre com a criança em seu campo de visão ou com algum responsável.