Fort Lauderdale é classificada como a cidade menos segura dos EUA em pesquisa

Por Arlaine Castro

De 182 cidades, Fort Lauderdale ficou em último lugar no ranking.

Apesar das belas praias e do sol o ano todo, Fort Lauderdale foi classificada como a cidade menos segura de todo o país, de acordo com um estudo do WalletHub, um relatório de crédito e site do consumidor.

De 182 cidades nos Estados Unidos, Fort Lauderdale ficou em último lugar, em parte devido aos furacões e à explosão da COVID-19.

A pesquisa selecionou as 50 cidades mais populosas dos Estados Unidos, junto com outras cidades densamente povoadas em cada um dos 50 estados, e as classificou de acordo com três métricas principais: segurança doméstica e comunitária, risco de desastres naturais e segurança financeira.

“Além dos tipos de riscos que podem causar lesões corporais ou outros danos físicos, fazer uma segunda hipoteca inacessível, renunciar ao seguro saúde ou mesmo visitar sites não garantidos também são maneiras de as pessoas correrem para o perigo”, disse WalletHub. “Algumas cidades são simplesmente melhores em proteger seus residentes do perigo.”

A pesquisa avaliou coisas como casos de COVID-19 entre residentes, o risco de um desastre natural como terremotos ou furacões, a taxa de desemprego, a taxa de pobreza e agressões, entre outros.

Fort Lauderdale ficou em 179º lugar em “segurança doméstica e comunitária”, medida por métricas como presença de policiais, média de casos COVID-19 em sete dias e o número de agressões agravadas. A cidade ficou em 170º lugar em segurança financeira, após medir coisas como taxa de desemprego, subemprego e segurança no emprego.

“Tememos certos tipos mais do que outros, porém, e COVID-19 é uma das maiores preocupações em 2020”, disse a pesquisa. “Embora a COVID-19 tenha dominado as notícias este ano, os americanos ainda têm outros perigos com que se preocupar, de tiroteios em massa a motins e acidentes de trânsito.”

Os casos de coronavírus têm aumentado na Flórida, com o sul da Flórida como o epicentro da pandemia no estado. O estado relatou na última sexta-feira 10.177 novos casos do coronavírus, continuando uma tendência de alta acentuada de seis semanas.

O condado de Broward registrou 111.629 casos e 1.721 mortes desde o início da pandemia.

O prefeito de Fort Lauderdale discordou da classificação da WalletHub, chamando os resultados de “intrigantes” e destacou os esforços de segurança pública da cidade, as baixas taxas de crimes e as proteções rígidas tomadas com as empresas para conter a disseminação do coronavírus.

“No que diz respeito aos casos COVID-19, Fort Lauderdale tem sido um exemplo que outros seguiram em termos de protocolos de segurança”, disse Trantalis. “Fomos a primeira cidade a fechar a praia para as férias de primavera e continuamos vigilantes para manter as pessoas seguras.”

Outras cidades da Flórida também apareceram na pesquisa: Miami em 153, Port St. Lucie em 132 e Pembroke Pines em 93.

Fort Lauderdale foi seguido no topo por Detroit; Birmingham, Alabama; San Bernadino, Califórnia; e St. Louis.