Um em cada quatro veículos da Flórida não é coberto por seguro, segundo o Insurance Research Council

A Flórida tem a maior porcentagem de motoristas não segurados - cerca de 27% - de acordo com o Insurance Research Council

Por Arlaine Castro

Como proceder em caso de acidente de trânsito com as seguradoras?

Ter um seguro de automóveis com cobertura completa é obrigatório na Flórida. Porém, o estado tem a maior porcentagem de motoristas não segurados - cerca de 27% - de acordo com o Insurance Research Council. E para agravar o problema, muitos desses motoristas - quase 2 milhões - estão dirigindo com a carteira suspensa, que geralmente foi revogada devido a multas não pagas.

Tanto uma carteira de motorista válida quanto um seguro são necessários para se dirigir na Flórida. Nove em cada dez floridianos dirigem para o trabalho, segundo levantamento feito pela Forbes.

Quando uma apólice de seguro de automóvel é cancelada ou renovada, a seguradora notifica imediatamente o Departamento de Segurança Rodoviária e Veículos Motorizados da Flórida (FLHSMV) que o veículo está violando as normas.

O departamento de veículos motorizados da Flórida afirma que cerca de 14 milhões de seus 15 milhões de veículos registrados têm pelo menos a cobertura mínima. Mesmo assim, isso não garantia em caso de acidente, por exemplo.

"Só porque o veículo é segurado não significa que o motorista tenha uma carteira válida ou esteja coberto pela apólice de seguro do veículo", diz Friedlander à Forbes. "O motorista sem licença é contado como um motorista sem seguro."

O juiz Steven Leifman de Miami-Dade disse ao Miami Today que a Flórida usa um "modelo de alta taxa", com a maioria das multas custando pelo menos US $ 200, o que inclui as custas judiciais. Quase um terço dos motoristas do condado de Miami-Dade - o mais populoso do estado - dirige com a carteira suspensa, informou a publicação.

Como ser ressarcido de forma justa?

Mas, mesmo tendo seguro, nem todos os proprietários são ressarcidos pelas seguradoras de forma justa. Advogados especializados em acidentes de trânsito da Wite Law Firm em Lighthouse Point, no condado de Broward, afirmam que as seguradoras fazem de tudo para negar ou limitar o pedido do cliente e que, por isso, uma boa orientação legal faz a diferença.

"Para receber o seguro em um caso de acidente de carro, por exemplo, você precisa provar que sofreu uma lesão grave como resultado da negligência de outra pessoa. Embora possa parecer simples, as seguradoras tentarão todas as maneiras possíveis para negar ou limitar o seu pedido. Você precisa de uma equipe experiente de advogados do seu lado para lutar contra a seguradora", orientam.

O grupo, que lida com milhares de casos de acidentes de automóveis e todos os tipos de acidentes, de colisões causadas por defeitos no próprio veículo a acidentes por dirigir embriagado ou direção distraída, diz ainda que não é preciso acatar a proposta da seguradora caso não seja justa. "Se sua seguradora não oferecer a você um acordo justo e razoável, nós o aconselharemos a dizer "não" e rejeitá-lo. Iremos abrir um processo em seu nome e, se a seguradora continuar não oferecendo, novamente o aconselharemos a dizer "não" e levaremos seu caso a julgamento. Vamos lutar por você para obter a justiça que merece", explicam.