Miami-Dade e Broward têm mais de 7.000 casos de despejos pendentes

Por Arlaine Castro

Em Miami-Dade, 6.434 despejos foram arquivados entre março e novembro.

Os números são surpreendentes. No momento, 7.060 casos de despejos pendentes estão arquivados nos condados de Miami-Dade e Broward. Um especialista disse ao jornal Local 10 que esse número pode dobrar.

De acordo com a secretaria de Miami-Dade, 6.434 casos de despejo foram arquivados entre março e novembro. Em Broward, o escritório do xerife tem 626 despejos prontos para serem executados. 

“Espero que outros 10 a 20.000 despejos e execuções de hipotecas cheguem aos tribunais”, disse Ron Book, presidente do Miami-Dade Homeless Trust. “Conversei com muitos advogados por aí - sei que eles os estão impedindo”, disse Book.

Ele tem trabalhado com o escritório do secretário para identificar as piores áreas. O pior medo é ver comunidades vivendo em barracas surgindo novamente. “Temos lutado muito para chegar onde estamos. Voltar por causa da COVID seria um desastre ”, disse ele.

Eventualmente, o condado pode ter que negociar com os proprietários para liquidar os aluguéis não pagos. Mas o que vai ser necessário é mais financiamento federal que ainda não foi aprovado.

Em outubro, o diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, Dr. Robert Redfield, assinou uma declaração determinando que os despejos de inquilinos poderiam ser prejudiciais às medidas de controle de saúde pública para retardar a disseminação do SARS-Cov-2, o vírus que causa o COVID-19. Portanto, a partir de agora, o CDC tem uma ordem em vigor até 31 de dezembro de 2020 para que nenhum despejo residencial possa ocorrer devido à pandemia.

Os condados locais têm dinheiro do CARES Act. Só em Hollywood, mais de um milhão de dólares da CARES Act foram dados a 863 residentes para aluguel, pagamento de hipotecas e serviços públicos desde outubro.

No Condado de Broward, o período de inscrição para obter financiamento da Lei CARES federal será encerrado em breve.

Saiba mais sobre os programas do condado de Broward e Miami-Dade clicando nos links.