Moradores de Palm Beach não querem Trump como vizinho em Mar-a-Lago

Por Arlaine Castro

Mar-a-Lago.

O Washington Post relatou na terça-feira, 15, que uma carta de exigência foi enviada à cidade de Palm Beach e ao Serviço Secreto dos EUA para tentar impedir Trump de se tornar um residente permanente em Mar-a-Lago, seu clube privado em West Palm Beach.

A dúvida que paira é se Trump tem permissão legal para morar no clube por causa de um acordo que ele assinou no início da década de 1990, quando converteu a propriedade histórica de sua residência particular em um clube privado. A manobra legal poderia, finalmente, forçar Palm Beach a declarar publicamente se Trump pode fazer de Mar-a-Lago sua residência legal e lar ou não.

Segundo informações que circulam nos bastidores da Casa Branca, ele deve fazer de Mar-a-Lago sua residência legal depois que deixar o cargo em janeiro.

Na carta obtida pelo jornal, um advogado da família DeMoss diz que Palm Beach deve dizer a Trump que ele não pode usar o clube como residência e “evitar uma situação embaraçosa”.

Durante anos, vários vizinhos levantaram preocupações sobre interrupções, como tráfego congestionado e ruas bloqueadas, causadas pelas viagens frequentes do presidente ao clube. Mesmo antes de ser presidente, Trump criou má vontade na cidade ao se recusar a cumprir até mesmo os requisitos locais básicos, como aderir aos limites de altura para um mastro enorme que instalou, e frequentemente tentando cumprir as promessas que havia feito quando converteu Mar-a-Lago em um clube privado.

Um porta-voz da Casa Branca, o advogado local de Trump e o prefeito de Palm Beach não responderam aos pedidos de comentário do Washington Post. Até o momento, Palm Beach não fez nenhuma tentativa pública de impedir Trump de morar em Mar-a-Lago ou de usá-la como sua residência legal.

Mas Trump e a cidade têm uma longa história de divergências e processos judiciais. Trump originalmente tentou se registrar para votar na Flórida usando a Casa Branca em Washington como seu endereço, o que não é permitido pela lei da Flórida. Mais tarde, ele alterou o registro para o endereço de Mar-a-Lago. Ele anteriormente estava registrado em Manhattan.