Vacinação contra a covid-19 começa em casas de repouso da Flórida

Por Arlaine Castro

Idosa do John Knox Village em Pompano Beach recebe a vacina.

Um grupo de idosos residentes e equipes de saúde da John Knox Village em Pompano Beach estavam entre os que receberam sua primeira dose da vacina COVID-19 da Pfizer nesta quarta-feira, 16.

Às 9h desta quarta-feira, o processo de vacinação começou em 100 idosos no local. “Estamos entusiasmados por termos sido selecionados a primeira comunidade no Condado de Broward a receber a vacina”, disse o Diretor de Serviços de Saúde, Mark Rayner. “Tivemos apenas um idoso com o vírus COVID-19 durante toda a pandemia e ele se recuperou totalmente. Estamos muito orgulhosos disso ”, disse Rayner.

O governador Ron DeSantis disse nesta quarta-feira durante uma parada na comunidade de idosos que a Flórida é o primeiro estado a vacinar dentro de lares de idosos. Ele anunciou também que a Walgreens e a CVS começarão a vacinar mais pessoas nesses tipos de instalações, provavelmente a partir de segunda-feira.

Segundo o governador, as empresas receberão 60.000 doses da vacina, o que ele disse ser provavelmente o suficiente para durar de uma semana a 10 dias.

O Departamento de Saúde da Flórida está trabalhando com a CVS e a Walgreens para ir ao local e iniciar o processo de inoculação daqueles que mais precisam da vacina.

Os hospitais também continuam vacinando os funcionários da linha de frente, incluindo a Baptist Health, que recebeu 550 doses da Jackson Health. Os líderes da Flórida dizem que mais frascos estão por vir e mais grupos serão vacinados em breve.

O estado já planeja mais vacinações em fevereiro e março. O governador diz que 180.000 doses da vacina Pfizer atingiram o estado nesta semana e outras 205.000 são esperadas na próxima semana.

DeSantis disse que 366.000 doses da vacina Moderna serão enviadas para a Flórida, que será distribuída por 181 hospitais em todo o estado.

Líderes da John Knox Village disseram que 90% de seus residentes mais velhos optaram pela vacinação nesta quarta-feira, assim como 80 membros da equipe. Eles dizem que muitos dos que recusaram têm condições de saúde preexistentes que os impedem de receber a injeção.

O Departamento de Saúde retornará em três semanas para a segunda fase para completar o processo de vacinação dos idosos.