CDC investiga morte de passageiro com sintomas de COVID-19 em voo de Orlando

Por Arlaine Castro

O avião fez um pouso de emergência em Nova Orleans após a tripulação tomar conhecimento do estado de saúde do passageiro.

Dezenas de passageiros de um voo da United Airlines viveram momentos de desespero depois de um homem morrer em um avião que partiu de Orlando com destino a Los Angeles na última segunda-feira, 14.

A mulher da vítima disse aos paramédicos que ele estava com sintomas de covid-19. O avião fez um pouso de emergência em Nova Orleans após a tripulação tomar conhecimento do estado de saúde do passageiro. A mulher do homem comentou que ele tinha um exame marcado para saber se estava ou não com a doença provocada pelo coronavírus.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças pediram à United a relação dos passageiros para que eles  possam ser informados de que podem ter sido expostos à doença, disse o porta-voz Charles Hobart.

O passageiro havia preenchido um formulário antes do voo dizendo que não tinha teste positivo para COVID-19 e não tinha sintomas da doença causada pelo novo coronavírus, de acordo com a companhia aérea. “É evidente que o passageiro reconheceu erroneamente essa exigência”, disse United.

Mas as suspeitas cresceram depois que sua mulher disse durante o resgate que ele estava com sintomas de covid.

A United disse que o CDC não especificou a causa da morte do homem e não sabe se foi COVID-19. Mas, segundo a companhia aérea e outros passageiros, a esposa do homem foi ouvida dizendo a um técnico de emergência médica que ele havia mostrado sintomas da doença, incluindo perda de paladar e olfato.

O CDC está coletando informações para decidir se outras ações de saúde pública são apropriadas, disse um porta-voz da agência em uma mensagem de texto. “Para proteger a privacidade do indivíduo, não fornecemos essas informações ao público.”

Todos os quatro comissários de bordo foram colocados em quarentena por duas semanas assim que chegaram a Los Angeles, "de acordo com as diretrizes escritas", disse Taylor Garland, porta-voz da Association of Flight Attendants.

“Nosso sindicato continua a dar suporte à tripulação”, disse Garland. “Pedimos aos passageiros que cumpram as políticas COVID das companhias aéreas e fiquem em casa se você estiver doente.” Com informações da Associated Press.