Frente fria pode causar o Natal mais frio da Flórida em 20 anos

Por Arlaine Castro

Orlando e Miami viram temperaturas tão baixas somente em 1999 e 2001.

O Natal será frio este ano na Flórida em 20 anos. O inverno começa oficialmente nesta segunda-feira, 21,  trazendo um clima mais frio e uma visão rara no céu. Tempestades devem se espalhar seguidas por duas novas frentes frias que estão a caminho, inclusive bem a tempo para esfriar o dia de Natal na sexta-feira, 25, com mínimas em torno de 50°F.

Segundo a previsão do National Weather Service em Miami, o ar mais frio será na noite de sexta-feira até sábado, quando as mínimas chegam aos 40°F e as máximas só chegam aos 60°F. Depois, a temperatura volta a subir com um fim de semana mais ameno.

Na região central, as temperaturas ficarão próximas de 80°F na véspera de Natal, mas cairão para os 60°F na sexta-feira, com baixas durante a noite na casa dos 40°F e 50°F.

A última vez que a área de Orlando sentiu temperaturas na casa dos 50°F no dia de Natal foi em 2001, com a temperatura máxima de 56°F .

Na região sul do estado, a frente fria que começa nesta segunda-feira, 21, vai baixar a temperatura entre 50°F e 60°F até amanhã de manhã. O céu seco permanece no meio da semana e as temperaturas voltam aos 80°F na quinta-feira, antes de caírem novamente, quando a outra frente chega bem a tempo para o dia de Natal na sexta-feira, com a mínima ficando em torno de 50°F.

Contanto que a máxima "oficial" no início do dia seja inferior a 73 °, será o Natal mais frio desde 1999 no sul da Flórida.

Júpiter e Saturno vão se alinhar

Hoje será o dia mais curto do ano, e esta noite também será a hora de olhar para o céu em busca de algo que não é visto há séculos. Júpiter e Saturno vão se alinhar, parecendo mais próximos um do outro do que desde a época de Galileu no século 17. O fenômeno será logo após o pôr do sol e será possível vê-lo olhando para o sudoeste bem baixo no horizonte. Saturno será a "bola" menor e mais fraca no canto superior direito de Júpiter. Binóculos serão necessários para enxergar melhor os dois planetas.