Flórida vai receber 367 mil doses da vacina contra a COVID-19 da Moderna

Por Arlaine Castro

Governador Ron DeSantis acompanha início de vacinação da Pfizer em idosos do John Knox Village, em Pompano Beach.

A Flórida está pronta para receber 367.000 doses da vacina contra a covid-19 fabricada pela farmacêutica Moderna, que recentemente recebeu autorização de uso emergencial da Food and Drug Administration.

No domingo, 20, as primeiras doses da vacina Moderna saíram de uma fábrica no Tennessee para serem distribuídas em hospitais de todo o país.

De acordo com o governador Ron DeSantis, a vacina será distribuída a 173 hospitais na Flórida, incluindo cerca de 50 na área de Tampa Bay e 24 no sul do estado até a próxima semana.

Uma vez que a vacina Moderna não requer o mesmo armazenamento ultracongelado que a vacina Pfizer COVID-19, ela pode ser entregue em mais hospitais. DeSantis afirmou que a vacina Moderna estará disponível em 43 condados do estado.

Até o domingo, 20, mais de 40.000 habitantes da Flórida já foram vacinados com a primeira dose da vacina da Pfizer, de acordo com o relatório diário do Departamento de Saúde da Flórida.

Assim como a vacina da Pfizer, os testes clínicos da Moderna mostraram que ela é 94% eficaz na proteção contra o coronavírus. Tanto a vacina Pfizer quanto a Moderna requerem uma segunda dose de acompanhamento e cada vacina tem sua própria janela estreita de tempo para o paciente receber a segunda dose.

A vacina da Moderna usa a mesma tecnologia inovadora da vacina da Pfizer-BioNTech. A maioria das vacinas tradicionais usa um vírus morto ou enfraquecido, mas ambas as novas vacinas usam trechos do código genético da COVID-19 para treinar o sistema imunológico para detectar e combater o vírus.

À medida que a Flórida recebe mais doses da vacina contra a COVID-19, a distribuição será para residentes idosos e pessoas com graves problemas de saúde, segundo o governador. Ele acrescentou que embora o estado incentive fortemente os residentes a tomarem a vacina, não haverá uma ordem exigindo isso.

A Flórida esperava receber mais de 200.000 doses da vacina Pfizer como parte da segunda semana de distribuição, mas as autoridades estaduais agora dizem que o envio será quase 40% menor.

“Inicialmente, o estado da Flórida estava planejando receber aproximadamente 205.000 doses em nossa alocação da segunda semana da Pfizer, conforme indicado pelo governo federal. Agora, estamos projetados para receber 127.000 doses da Pfizer na segunda semana ”, disse Jason Mahon, diretor de comunicações do Departamento de Saúde da Flórida, em um comunicado ao Local 10 News.

A Flórida relatou mais de 8.000 novos casos de COVID-19 no domingo, enquanto o estado se prepara para sua segunda semana de vacinação. O número total de casos de coronavírus no estado ultrapassou mais de 1,2 milhão desde março.

Está sentindo sintomas?

O Departamento de Saúde da Flórida abriu um Call Center COVID-19 no número 1-866-779-6121. Os agentes responderão a perguntas 24 horas por dia. As perguntas também podem ser enviadas para covid-19@flhealth.gov. As respostas por e-mail serão enviadas durante o horário do call center.