Falso ministério compra mansão perto da Disney com milhões em fundos PPP

Por Arlaine Castro

disney orlando Olga Thompson -Walt Disney World Resort

Os investigadores federais do Serviço Secreto apreenderam milhões de dólares de um ministério falso em Orlando. Parte desse dinheiro, cerca de $ 3,1 milhões, foi usado para comprar uma mansão perto da Disney World com verba de fundos Paycheck Protection Program (PPP) destinados a empresas afetadas pela pandemia.

O Serviço Secreto está trabalhando atualmente em centenas de casos de fraude de empréstimo da SBA em todo o país e apreendeu mais de US $ 345 milhões, com mais de US $ 50 milhões na Flórida.

Ministério Internacional Aslan

Os milhões apreendidos na Flórida incluem os do Ministério Internacional Aslan, que listou um endereço de Orlando na North Orange Blossom Trail. Este, porém, está vago. De acordo com a Divisão de Corporações da Flórida, a corporação estrangeira sem fins lucrativos foi criada em 2018 e ainda está ativa.

Registros federais mostram que ele recebeu dinheiro do Programa de Proteção ao Cheque de Pagamento, ou PPP, em abril para manter 486 trabalhadores empregados.

No entanto, uma queixa federal alega que foi uma fraude e uma falsa organização religiosa criada para cometer fraude.

As pessoas por trás de Aslan também são operadores registrados da "Church Of Florida, Inc", com um endereço de correspondência na agência dos correios da Turkey Lake Road e uma localização física falsa em um parque de escritórios de São Petersburgo, no nordeste do estado. 

A denúncia afirma que os responsáveis pelo suposto golpe, Dr. Evan Edwards, seu filho Joshua, sua filha Joy e sua esposa Mary Jane usaram várias contas bancárias, mantidas em nomes diferentes para lavar o dinheiro do PPP.

Os agentes apreenderam US $ 7,6 milhões das contas do Bank Of America e outros US $ 868.250 do First American Trust, por um total de US $ 8,4 milhões em dinheiro de auxílio ao coronavírus obtido de forma fraudulenta.

De acordo com a investigação, US $ 868.250 foram destinados a ser um pagamento inicial de uma casa de US $ 3,5 milhões no exclusivo bairro de Golden Oak da Disney World.

Segundo a denúncia, em 17 de setembro, o veículo de Edwards foi parado pelo Departamento de Polícia da Flórida na I-75. Todas as quatro pessoas denunciadas estavam lá dentro. O veículo continha o que parecia ser vários laptops e tablets que foram apreendidos, junto com um destruidor de documentos.

A denúncia não explica por que a família Edwards foi libertada. Um porta-voz da Procuradoria dos Estados Unidos se recusou a comentar este ou qualquer outro caso relacionado às investigações do Ministério Internacional Aslan.

Todo o dinheiro apreendido pelo Serviço Secreto foi devolvido aos estados e ao governo federal.

O Serviço Secreto emitiu a seguinte mensagem: “O povo americano e, particularmente, os proprietários de pequenas empresas que estão sofrendo podem ter certeza de que o Serviço Secreto, a Administração de Pequenas Empresas e nossas Forças-Tarefa de Fraude Cibernética estão identificando e investigando proativamente qualquer indivíduo ou entidade que obteve um empréstimo SBA de forma fraudulenta." Com informações do canal WFLA.