Fábrica de Fort Lauderdale faz recall de 190 mil ventiladores de teto

Por Arlaine Castro

A King of Fans fabrica os ventiladores de teto Mara de 54 polegadas.

A King of Fans, uma empresa de Fort Lauderdale, sul da Flórida, que fabrica os ventiladores de teto Mara de 54 polegadas, anunciou o recall na quarta-feira passada após receber 47 relatos de descolamento de lâminas, de acordo com um comunicado da Comissão de Segurança de Produtos do Consumidor dos EUA.

Os ventiladores foram vendidos exclusivamente nas lojas Home Depot em todo o país e no site da empresa de abril de 2020 a outubro de 2020 e custam cerca de US $ 150. Segundo a nota da empresa, foram vendidos 182,000 nos EUA e 8,800 no Canadá. 

Dois dos relatos indicaram que uma lâmina do ventilador se soltou e atingiu alguém, disse a comissão. Quatro outros relatos disseram que uma lâmina causou danos materiais.

A King of Fans observou que nem todos os seus ventiladores de teto Mara estão sendo recolhidos. O recall se aplica aos ventiladores de teto Mara da empresa com acabamentos em branco fosco, preto fosco, preto e níquel polido. A comissão instruiu os consumidores que compraram esses itens a "parar imediatamente" de usá-los.

"Se os consumidores observarem o movimento das pás ou espaços irregulares entre as pás e o corpo do ventilador ou o movimento do clipe durante a inspeção, devem entrar em contato imediatamente com a King of Fans para uma substituição de ventilador de teto gratuito", disse a comissão.

A fabricante disse que o mau funcionamento do ventilador de teto foi causado por "um defeito isolado de fabricação na montagem do clipe de travamento da lâmina do ventilador no volante do ventilador". Um dos dois parafusos que prendem o clipe de travamento não está adequadamente preso ao volante ", disse a empresa em um comunicado publicado em seu site." Se isso ocorrer, a lâmina pode se desprender do ventilador durante o uso, apresentando risco de ferimentos. "