Condados da Flórida iniciam distribuição da vacina COVID-19 em idosos em geral

Por Arlaine Castro

O governador da Flórida, Ron DeSantis, assiste a vacinação em idosos.

Como a Flórida está lidando ainda com um número recorde de casos de coronavírus e de mortes pela covid-19, as vacinas continuam chegando em todo o estado. Os registros estaduais mostram que 122.881 pessoas já foram vacinadas contra a COVID-19 no estado, mas esse número deverá disparar nas próximas semanas e meses.

Por enquanto, apenas três grupos são prioritários: Profissionais de saúde, funcionários de instituições de longa permanência e residentes e agora qualquer pessoa com 65 anos ou mais que more ou esteja no estado.

Muitos condados já estão oferecendo para pessoas com 65 anos ou mais, mas é necessária uma consulta para ver quais os locais de vacinação. Também quando e onde essas doses estarão disponíveis variam de um condado para outro.

Os residentes que estão entre esses grupos prioritários devem verificar os sites dos departamentos de saúde locais para obter informações sobre as consultas e onde as vacinas estão ocorrendo. (Verifique Miami-Dade, Broward e outros aqui). 

Em Miami, o hospital Mount Sinai vai expandir a elegibilidade à vacinação para indivíduos com 75 anos ou mais e primeiros respondentes da comunidade. Indivíduos que se enquadram nesses critérios podem agendar ligando para  305-674-231 entre 8h e 17h, de segunda a sexta e das 8h e 13h, sábado e domingo. A fila de agendamento estará fechada no Ano Novo. Não são aceitos walk-ins.

O paciente deve levar uma identificação emitida pelo governo (de preferência uma carteira de motorista) ou passaporte para a consulta. Na chegada, os pacientes responderão a uma série de perguntas de qualificação.

À medida que o estado recebe mais doses, mais indivíduos serão qualificados entre os primeiros grupos de vacinas prioritárias. Em seguida, estarão os trabalhadores da linha de frente, como funcionários de supermercados, professores e policiais, de acordo com o governador Ron DeSantis.

O governo pede que a população seja paciente enquanto os departamentos de saúde dos condados implementam planos de vacinação para milhões de residentes que atendem às qualificações de idade. O estado abriga mais de 4 milhões de pessoas com 65 anos ou mais. 

Para saber quais locais estão oferecendo a vacina para idosos com 65 anos ou mais, clique aqui