Legisladores da FL analisam expandir a lei "mãos livres"

Por Arlaine Castro

A lei "mãos livres" multa motorista que dirigir mexendo ao celular.

A deputada estadual Republicana Emily Slosberg está patrocinando um projeto de lei que tornaria ilegal para os motoristas dirigirem um veículo motorizado enquanto "seguram ou tocam em um dispositivo de comunicação sem fio". A proposta expandiria a lei "mãos livres" que já vigora para zonas escolares e de trabalho para todas as áreas.

O projeto de lei "House Bill 91", também chamado de Dori Slosberg Hands-free Driving Law, leva o nome da irmã de Slosberg, que morreu em um acidente de carro em 1996. A representante estadual sobreviveu ao acidente e, desde então, tem trabalhado para endurecer as leis de trânsito da Flórida.

Slosberg patrocinou uma legislação anterior que permite que os policiais parem e notifiquem os motoristas que estão enviando mensagens de texto enquanto dirigem, que entrou em vigor em julho de 2019.

"Os telefones celulares são a fonte número 1 de distração para os motoristas. Devemos fazer mais para limitar a distração ao dirigir e manter nossas estradas seguras", defende Slosberg.

De acordo com a Patrulha Rodoviária da Flórida, desde julho de 2019, policiais emitiram 136 citações para motoristas por estarem com seus telefones nas mãos em partes do Nordeste do estado.