Da perda do trabalho à satisfação no negócio: pandemia ajudou brasileiras a mudarem de ramo

Duas brasileiras que moram na Flórida contam como deram a volta por cima e se redescobriram com novos negócios

Por Arlaine Castro

Sandra Llusa e o marido Fabricio Rodrigues criaram a Happy Yard Signs, uma empresa de montagem de aniversários em jardins.

Em 2020, o mercado de trabalho foi muito afetado pela pandemia no mundo todo e na Flórida não foi diferente. Uma grande tendência é a reinvenção e a renovação constantes dos profissionais. Ou até a mudança total de área de trabalho. Muitas pessoas tiveram que encontrar nova maneira de continuar pagando as contas. Para algumas delas, o novo trabalho deu tão certo que pensam em continuar e até ampliá-lo em 2021. O Gazeta News entrevistou algumas delas para saber os detalhes. 

De eventos para finanças

Do mercado de eventos para o financeiro, a especialista em marketing Danielle Souza está apaixonada e não é para menos. Vendo um lucro que não tinha antes, ela decidiu que vai seguir carreira operando no Stock Market.

Morando há alguns meses em Orlando com o marido e dois filhos pequenos, Souza trabalhava com eventos no Kansas e, por causa da pandemia, todos foram cancelados e ela viu seu trabalho parar de uma hora pra outra. Em março e abril, ela decidiu vender o trailer que usava nos eventos e investir no mercado financeiro. "Eu organizava alguns eventos e também participava de outros. Decidi vender e comecei a estudar e a investir no mercado financeiro. Estava terminando o mestrado em turismo e eventos e me mudei para Orlando porque queria trabalhar nessa área que é forte aqui, mas com a pandemia tudo mudou. Continuo o mestrado, finalizo minha tese em fevereiro, mas estou gostando bastante desse novo 'business' que decidi não voltar para a área de eventos e seguir no mercado financeiro", explica.

Com dois filhos portadores do espectro autista, Souza viu a oportunidade também de ficar mais em casa com eles, dar mais atenção. "Meu marido que teve a ideia e insistiu para eu entrar. Como sempre fui boa em matemática, ele achava que seria uma boa. A princípio eu não queria, não achava que fosse dar certo. Fiquei com receio. Temos dois filhos pequenos, de dois e cinco anos, que são autistas e temos a agenda deles cheia com escola, terapia e atividades em casa. Fora o mestrado. Eu não conseguia imaginar isso. Comecei devagar de tanto ele insistir. Com a venda do trailer, investi todo o dinheiro e consegui triplicar o valor inicial. Agora me apaixonei completamente e sigo estudando bastante. Consigo organizar meu tempo de uma forma que consigo ficar com as crianças e trabalhar", relata.

Para 2021, Souza já decidiu. Vai se profissionalizar para operar também em outros mercados. "Nunca fiz tanto dinheiro quanto agora operando no mercado financeiro e nunca tive tanto conforto por estar trabalhando de casa e poder dar atenção aos meus filhos. Exige comprometimento e preparação muito forte, mas vale a pena. Acabei ganhando muito mais nesse período. Ano que vem pretendo investir bem forte na minha educação pra continuar operando nessa nova área", finaliza.

Da contabilidade para aniversários no jardim

Já Sandra Llusa, que mora em Coconut Creek, fez o inverso e também se deu bem. Cansada do escritório de contabilidade, aproveitou a pandemia e investiu em montagem de aniversários em jardins. Criou a Happy Yard Signs e está se redescobrindo e o melhor, lucrando. "Dizem que você tem que fazer o que ama que tudo dá certo. Realmente é a pura verdade!", diz satisfeita.

Trabalhando num escritório de contabilidade há 10 anos, em março, pela pandemia, ela passou a trabalhar de casa e teve o 'clique'. Viu no fato de as pessoas estarem mais em casa a oportunidade de investir e criar uma empresa para alugar e montar letras e desenhos de aniversários para jardins, "já que as pessoas não podiam mais fazer festas nem celebrar com a família", conta.

"Pensei: nossa, milhões de crianças estão em casa, milhões delas fazem aniversário todos os dias. Posso conciliar esse business com meu trabalho, não vou ter contato com nenhuma pessoa por causa da covid-19 e ainda posso levar alegria e surpresa para a casa das pessoas".

Com o apoio da filha e do marido, Fabricio Rodrigues, decidiu investir. Comprou diversos 'signs' (letras, números e desenhos) e passou a montar a decoração de aniversários em jardins.

Hoje, satisfeita, pretende ampliar o negócio em 2021. "Um mês depois, eu paguei o investimento. Adoro fazer. Acordo às 5 da manhã e junto com meu esposo, colocamos a decoração no jardim do cliente. Deixo o dia todo, até às 7pm, quando busco. Tem dado certo, todos gostam. Tenho recebido vários pedidos todos os dias. Já fiz mais de 500 signs e já tenho pedidos até março por enquanto", conta satisfeita.