Guarda Costeira suspende busca por barco que desapareceu das Bahamas para a Flórida

Por Arlaine Castro

O barco partiu de Bimini, nas Bahamas, na segunda-feira, 28, com previsão de chegar a Lake Worth, cerca de 10 milhas ao sul de Palm Beach, no sul da Flórida.

A Guarda Costeira dos EUA suspendeu a busca por um barco que transportava 20 pessoas das Bahamas para a Flórida.

O barco Mako Cuddy Cabin azul e branco de 29 pés partiu de Bimini, Bahamas, na segunda-feira, 28, com previsão de chegar a Lake Worth, cerca de 10 milhas ao sul de Palm Beach, no sul da Flórida.

Segundo as autoridades envolvidas na busca, eles acreditam que o barco fazia parte de mais uma operação de contrabando de imigrantes. O mar estava muito agitado e a embarcação pode ter virado em alto-mar.

“Saiu da Grand Bahama, pelo que entendemos, com 10 pessoas e foi para Bimini e pegou mais gente e, já, 10 pessoas está acima da capacidade para aquele barco”, disse. “Ir para Bimini é totalmente o oposto de ir para Lake Worth, então o objetivo de ir para Bimini é buscar mais pessoas.”

A Guarda Costeira do Distrito Sete recebeu um relatório terça-feira, 29, de que o barco não havia chegado ao seu destino, de acordo com um comunicado de imprensa. Bimini fica a cerca de 50 milhas da costa leste da Flórida.

Equipes da Guarda Costeira e aeronaves da base da Força Aérea de Patrick em Brevard County [também conhecida como Base da Força Espacial de Patrick] estavam ajudando a Força de Defesa Real das Bahamas e os voluntários do BASRA durante a busca.

Eles vasculharam uma área de cerca de 17.000 milhas quadradas por mais de três dias, mas sem sucesso. A agência anunciou na sexta-feira, 1°, que a busca foi suspensa.

“Nossos pensamentos e orações vão para as famílias das pessoas desaparecidas”, disse o Capitão Stephen V. Burdian com o Chefe de Resposta do Sétimo Distrito. “Eu encorajo qualquer pessoa com informações sobre as pessoas a bordo a nos contatar o mais rápido possível.”

Um porta-voz da Guarda Costeira disse no sábado que a agência não tinha informações sobre as pessoas a bordo e que a busca pode ser retomada se a Guarda Costeira obtiver novas informações, disse o porta-voz.

A polícia nas Bahamas não retornou imediatamente um pedido de comentário.

Qualquer pessoa com informações pode entrar em contato com o Centro de Comando do Distrito Sete da Guarda Costeira dos EUA pelo telefone 305-415-6800 ou o BASRA baseado em Nassau pelo telefone 242-325-8864.